Com o propósito de facilitar as vendas de seus parceiros de negócios e ampliar os postos de recarga de celulares, a TIM lançou uma solução que consiste em um aparelho celular com funções para a venda de recarga aos consumidores de planos pré-pagos da operadora. Denominada TIM PDV, a solução, que foi lançada na segunda quinzena de agosto, deve alcançar 40 mil pontos-de-venda até o fim do ano, número que deve crescer para 180 mil em até dois anos, segundo estimativas da própria operadora.
Com o sistema, o ponto-de-venda terá à disposição dos clientes todos os valores de recarga já oferecidos pela TIM, como R$ 10, R$ 15, R$ 25, R$, 35, R$ 50 e R$ 100, incluindo as recargas exclusivas do Plano 1, de R$ 1, R$ 3 e R$ 5.
"O TIM PDV era uma necessidade de mercado, que ajudou a minimizar algumas variáveis de riscos. Antes, por questões de segurança, por exemplo, muitos canais preferiam não oferecer as recargas de maior valor", Gloecir Bianco, da Diproart Sul, distribuidora de recargas TIM sediada em Curitiba, no Paraná, que trabalha com 1,5 mil pontos-de-venda, sendo 70 com a nova solução. "O TIM PDV e foi bem aceito pelos distribuidores", ressalta Márcio Laest, diretor de Vendas da TIM.
O ponto preponderante para o sucesso do TIM PDV entre os parceiros e revendas da operadoras foi o fato de que a solução flexibiliza as negociações entre distribuidores e pontos-de-venda. "O TIM PDV é um grande atrativo para o revendedor, que poderá oferecer recarga aos clientes e pagar o que foi comercializado depois, dispensando os repasses de cartões em consignação", avalia Bianco.
O TIM PDV foi desenvolvida pela TIM em parceria com a Orga Systems, empresa especializada em billing em tempo real de serviços convergentes.