BC faz propostas para tornar setor de cartões mais competitivo

0

As equipes técnicas do governo concluíram a análise sobre o setor de cartões de pagamentos no país, informou nesta quinta-feira, 1º, o Banco Central. Entre as propostas da área técnica está a abertura da atividade de credenciamento, ou seja, os lojistas não precisarão fazer contratos de exclusividade com a Redecard e a Visanet para processar as transações.
Outra sugestão é que o lojista possa passar os cartões de diferentes bandeiras em uma única máquina. Segundo nota do BC, os técnicos também propõem que haja "neutralidade nas atividades de compensação e liquidação", ou seja, que haja uma única instância para compensação e liquidação das operações. Provavelmente será usada a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), pertencente aos bancos.
Também foi proposta maior "transparência na definição da tarifa de intercâmbio" cobrada entre credenciadoras de cartões e suas bandeiras, como a Mastercard e a Redecard e a Visanet e a Visa. Outra sugestão foi o fortalecimento de esquemas nacionais de cartões de débito.
As propostas são resultado de trabalho de técnicos do BC, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE), e da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae). Elas serão encaminhadas ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Justiça, Tarso Genro.
O BC informa ainda que o cronograma de implantação das medidas será definido pelos ministros. A nota diz que "'os reguladores estão discutindo outras medidas, que, depois de submetidas aos ministros, terão encaminhamentos institucionais distintos, dependendo do escopo". Segundo o BC, a versão final do estudo sobre cartões de pagamento deverá ser publicada nos próximos dias e "terá teor muito similar ao estudo publicado anteriormente". As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.