O programa de inclusão digital tocado pelo governo federal será ampliado. O Ministério das Comunicações publicou o aviso de licitação no Diário Oficial da União para a compra de 15 mil kits que atenderão a telecentros comunitários a serem implantados em todos os municípios brasileiros.
Apenas na primeira fase de implantação do programa, em 2007, foram investidos cerca de R$ 134 milhões para a compra dos equipamentos que atendem os telecentros. Cada unidade serve de plataforma para que as comunidades possam ter acesso gratuito à internet e ao meio digital.
Na primeira fase do programa, aderiram 5.452 municípios, o que representa quase 98% das cidades brasileiras. Apenas 112 municípios em todo o país não se cadastraram. O governo quer atingir todos os municípios brasileiros até dezembro do próximo ano.
Até setembro deste ano, o Ministério das Comunicações entregou 5.996 telecentros em cidades brasileiras. Deste total, 4.454 já estão montados. A idéia é que até o final de 2010 tenham sido instalados 21 mil telecentros com acesso gratuito à internet pelo programa Gesac.
Cada telecentro é constituído de 10 terminais de computador com acesso à internet, um servidor de rede, uma impressora a laser, um projetor multimídia data-show, uma câmera para monitoramento remoto, mesas, armários e cadeiras.
Para essa segunda fase do programa, está prevista a compra de equipamentos e mobiliário. O pregão eletrônico para aquisição dos produtos, com resultado em sistema de registro de preços por até 12 meses, será feito no dia 21 deste mês, uma quarta-feira. O edital, dividido em três lotes, pode ser obtido pelo portal do Ministério das Comunicações (www.mc.gov.br), ou pelo site ComprasNet (www.comprasnet.gov.br).
- Inclusão digital