Sara Pollack, gerente do marketing de entretenimento do YouTube, chamou produtores a divulgarem seus trabalhos no portal de vídeo em painel do RioSeminars, no Festival do Rio. A executiva da empresa do Google destacou que existem ferramentas específicas para o conteúdo profissional. Há um ano e meio, a área Screening Room do portal (youtube.com/screeningroom) permite postar vídeos profissionais e conta com uma parceria de divisão de receita com o produtor. Outra área que também conta com divisão de receitas está no endereço youtube.com/movies. Contando com filmes na íntegra, a área contou até hoje com apenas um blockbuster: o filme "Caça-fantasmas", sucesso da Sony nos anos 80. Segundo Sara, a divisão de receitas é de pouco mais de 50% para o produtor e a diferença para o YouTube.
Outro modelo apresentado foi o de disponibilização de clipes, com um link para a compra da obra completa. Segundo Sara, depois que a trupe inglesa de comediantes Monty Python postou vídeos no portal com o link para a compra dos DVDs, a Amazon registrou crescimento de 23.000% nas vendas das obras.
- Convergência