A IBM assinou nesta terça-feira, 1º, um acordo definitivo para a aquisição da The Now Factory, fabricante de software para análise de dados voltado ao segmento de provedores de serviços de comunicações (CSP, na sigla em inglês). A transação, cujo valor não foi revelado, está sujeita às condições habituais de fechamento. A previsão é que o processo de compra seja concluído no quarto trimestre deste ano e, após isso, a Now Factory passará a fazer parte da divisão de software da IBM.
Segundo a companhia, a aquisição da empresa irlandesa complementa seu portfólio de soluções MobileFirst Analytics, desenvolvido para melhorar a forma como as organizações analisam o uso de dispositivos móveis. Com o software da Now Factory, a IBM diz que provedores de serviços de comunicações podem obter insights em tempo real sobre seus clientes por meio da análise de grandes quantidades de dados de rede e de negócios.
"O anúncio de hoje é parte da estratégia da IBM para estabelecer continuamente a liderança na era do big data e aproveitar a oportunidade para analisar os dados em tempo real", disse Bob Picciano, gerente geral da divisão de software da IBM, em comunicado. A compra também faz parte do plano de longo prazo da IBM para suportar o forte crescimento esperado na análise de grandes volumes de dados, área de negócios da empresa que deve alcançar receita de US$ 20 bilhões em 2015.