Mahindra Comviva entra no mercado brasileiro de soluções móveis financeiras

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Com a contratação de Fabio di Santoro como diretor geral, a indiana Mahindra Comviva anunciou nesta terça-feira, 1º, o início de suas operações no país, com o objetivo de disputar o acirrado mercado de serviços e soluções móveis financeiras e de valor agregado (VAS). O executivo atuou em diversas posições de vendas em empresas como Logica CMG, Acision, Huawei e Nokia Siemens Networks.

''Nos últimos anos, a América Latina tem contribuído de maneira significativa para a receita global da empresa, principalmente em função das soluções de pagamento móvel e de recarga. O crescimento também é impulsionado pela demanda de grandes operadoras por soluções de mensagens (SMS) e ferramentas empresariais, além de Internet e banda larga'', explica Max Padro, vice-presidente da Mahindra Comviva Americas, com sede em Miami, acrescentando que ela já atua na em países como El Salvador, Guatemala, Honduras, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Guiana, Curaçao e Peru.

O grupo Mahindra tem faturamento anual de US$ 16,2 bilhões e opera em diversos setores de mercado. Seu braço de serviços e integração de TI, a Mahindra Tech, que atua no Brasil há cerca de quatro anos, reúne cerca de 800 funcionários, 50 clientes e deve faturar R$ 120 milhões até o fim deste ano. Sua  força de vendas e pré-vendas será treinada para alavancar esse mercado. No entanto, o executivo tem metas agressivas de crescimento na região, pois quer passar de US$ 2,7 bilhões para US$ 5 bilhões em 2015. Santoro explicou que o próximo ano fiscal da empresa começa em abril de 2014, quando serão definidos os investimentos necessários para alcançar essa meta.

Portfólio

O carro-chefe da empresa para expandir sua participação no mercado de mobile banking e pagamentos móveis é sua solução batizada de mobiquity, plataforma de soluções financeiras móveis robusta e flexível, que oferece uma grande gama de serviços, como pagamento móveis, pagamento por proximidade, aplicativos como QR Code, NFC, USSd e STK. Ela tem mais de 60 implementações em todo o mundo, notadamente na Índia e na África, processa 30 milhões de transações por mês numa única implementação. As soluções também podem ser contratadas no modelo de serviços gerenciados, onde ela oferece toda a infraestrutura, suporte e serviço profissional.

Recentemente, a empresa também lançou a solução MPOS payPlus, que permitirá aos comerciantes, pequenas e médias empresas e profissionais da área de serviços transformar o celular em um ponto de venda (POS), ampliando o volume de transações com cartões aceitos em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, ela aposta na plataforma Revenue Plus, voltada a aumentar o ARPU das operadoras e fidelizar os clientes. ''Em média, 4,4 milhões de clientes mudam de operadoras celulares a cada ano, a permanência média de um cliente numa rede é de 27 meses, aproximadamente 30% da base de clientes em operadoras de mercados emergentes são inativos. Essa ferramenta busca mudar esse cenário e promove o aumento das receitas oferecendo excelente gestão do valor para o cliente'', enfatiza Santoro.

Verticais

Apesar do foco em pagamentos móveis e mobile marketing, a Mahindra Comviva também oferece soluções nas áreas de mobile messaging e mobile lifestyle. "A área de lifestyle são soluções que unem entretenimento e informação", explica Santoro.

Segundo o executivo, um exemplo de solução seria o alerta de saldo inexistente para clientes pré-pago. Neste caso, quando o cliente de uma operadora tenta fazer uma chamada e não possui saldo, além de receber uma mensagem informando sobre a falta de créditos e com uma oferta de recarga, a pessoa que foi chamada também recebe uma mensagem informando sobre a ligação e pode ligar de volta por meio de uma chamada patrocinada.

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