Cada vez mais a era da saúde 3.0 introduz usos disruptivos de tecnologia que potencializam esses investimentos e valorizam as tendências digitais. A saúde 3.0 dá início ao uso da tecnologia da informação de forma inovadora em outros setores para aperfeiçoar a qualidade e a segurança da prestação de atendimento determinando, ao mesmo tempo, resultados e custos aceitáveis. Essa nova maneira de usar a tecnologia proporciona um grande valor em diversas áreas, inclusive colaboração no atendimento, saúde da população e contabilidade dos custos.
Qual é a base do pensamento da saúde 3.0?
Alavancar os sistemas existentes para promover uma fonte de dados para uma análise significativa em profundidade;
Concentrar a experiência do usuário e seu impacto sobre o fluxo de trabalho e os resultados.
O uso de fontes de dados cadastrais (BigData) pode proporcionar que as organizações entendam e gerenciem melhor seus processos e fluxos de trabalho, promovendo uma abordagem interativa à melhoria continuada dessas atividades e respectivos resultados. Veja alguns exemplos práticos:
1. Conceito de Redes Sociais aplicado ao mercado de saúde
O uso das redes sociais é um exemplo de uma tecnologia amplamente disponível, voltada para a experiência do usuário, e que pode transformar o uso da tecnologia em prestação do atendimento. Por exemplo, considere o sucesso do recurso da linha do tempo do Facebook. Amigos perdidos que um dia se encontram no Facebook podem usar os recursos da linha do tempo para descobrir muitas coisas um do outro durante o período em que estiveram sem contato. Do mesmo modo, os clínicos poderiam percorrer as páginas de um documento ou prontuário médico digital, usando um aplicativo parecido com a linha do tempo do Facebook, com cada um dos pontos de dados retirados de vários sistemas de transações clínicas e representados por ícones e cores atrativas e significativas.
- Inteligência que classifica a urgência
Os sinais vitais obtidos de um EMR (Electronic Medical Recorder) ou diretamente de um dispositivo médico podem ser representados por um ícone azul especialmente definido, as anotações do médico por um ícone verde, os pedidos de STAT (urgência) por um ícone vermelho que pisca e os relatórios de procedimentos por um ícone cinza. Similar ao modo como amigos recém-conectados podem saber detalhes sobre a família, viagem ou trabalho um do outro, os clínicos podem entender em segundos os fatores importantes que descrevem o estado atual do paciente.3. Comunicação entre dispositivos e sistemas
Uma comunicação sincrônica – como uma ligação do departamento de radiologia pedindo para a enfermeira do andar transportar um paciente até o departamento o para um procedimento – é transformada em comunicação assincrônica por meio de mensagem de texto ou funcionalidade similar. Dispositivos de conexão com a rede social permitem que eles participem da conversa e facilita o atendimento do cliente. Por exemplo, uma determinada bomba IV conectada informa à rede social que a infusão do antibiótico está completa e o paciente está disponível para transporte.
Outros exemplos das ferramentas do Saúde 3.0 incluem a aplicação de sistemas de gestão dos relacionamentos de clientes que afetam o comportamento do consumidor através de mensagens de texto, ligações externas e e-mails, para mudar os comportamentos do paciente para comportamentos mais saudáveis. Isso pode incluir lembretes formatados de várias maneiras para uma vacina contra gripe, seguir as instruções de medicação ou visitar um clínico geral para um exame trimestral.
Há muitos outros usos para novas tecnologias diferentes dentro da estrutura da saúde 3.0, e que demandam análises. Enquanto as tecnologias desenvolvidas e implantadas nas eras da saúde 1.0 e saúde 2.0 produziram um grande valor na época do reembolso com base em volume, a saúde 3.0 oferece a promessa de que os investimentos em tecnologia nessas épocas anteriores podem ser alavancados dentro de uma nova experiência do usuário que oferece aplicativos de uso fácil e convincentes que atendem às necessidades de um universo de reembolso com base em valor. À medida que nossa sociedade adota e necessita que ferramentas de TI que sejam significativas e agradáveis, as organizações que adotam a saúde 3.0 para suas ferramentas de tecnologia estarão melhor posicionadas para crescer.
Lisandro Sciutto, diretor de produtos da Infor para a LATAM.