Gartner prevê que 30% das empresas automatizarão mais da metade das funções de rede até 2026

0

O Gartner prevê que, até 2026, 30% das empresas irão automatizar mais da metade de suas atividades de rede, o que representa um aumento significativo em relação a menos de 10% registrados em meados de 2023.

"Os líderes de Infraestrutura e Operações (I&O) estão cada vez mais buscando análises baseadas em Inteligência Artificial (IA) e tomadas de decisão aumentadas, incluindo automação inteligente, para melhorar a resiliência operacional e a capacidade de resposta, lidar com a complexidade e processar quantidades crescentes de dados por meio de automação", diz Chris Saunderson, Diretor Sênior e Analista do Gartner.

A automação inteligente para Infraestrutura e Operações (I&O) é a aplicação de técnicas da IA, incluindo Inteligência Artificial Generativa (GenAI), para automatizar a tomada de decisões e executar ações em iniciativas de Infraestrutura e Operações. Está sendo cada vez mais utilizada para capacitar a agilidade nos negócios e impulsionar a habilitação de serviços mais avançados de Infraestrutura e Operações.

A automação inteligente é uma tecnologia emergente que se encontra no "Vale da Desilusão" do Hype Cycle for I&O Automation de 2024 do Gartner, e espera-se que alcance a adoção generalizada nos próximos cinco a dez anos.

A adição de capacidades de GenAI aumentou a demanda no mercado por plataformas inteligentes para . Por meio do uso de análise e automação, a IA possibilita recursos que aprimoram as operações, a eficiência e a geração de insights.
"Os fornecedores de tecnologia que oferecem as melhores ferramentas para operações de TI baseadas em Inteligência Artificia (AIOps), monitoramento de desempenho de aplicativos e GenAI influenciarão a automação inteligente", diz Saunderson.

"Desenvolvedores de ferramentas para operações de TI baseadas em Inteligência Artificial (AIOps) e tecnologias de automação independentes podem expandir suas ofertas para incluir a automação inteligente, por meio de aquisições ou desenvolvimento orgânico."

Hiperautomação continua sendo uma disciplina essencial para 90% das grandes empresas:
"Juntamente com a IA, a hiperautomação experimentou um ressurgimento de interesse e demanda desde a febre pela GenAI, iniciada em novembro de 2022", diz Frances Karamouzis, Vice-Presidente e Analista do Gartner.

"A hiperautomação envolve o uso de múltiplas tecnologias e ferramentas, incluindo IA, Machine Learning (aprendizado de máquina), arquitetura de software orientada a eventos e automação de processos robóticos, entre outras". Menos de 20% das empresas dominam a medição de iniciativas de hiperautomação. "As iniciativas de hiperautomação costumam fazer parte de um roteiro tecnológico maior que inclui sistemas de registro em uma extremidade do espectro, e IA e GenAI na outra", diz Karamouzis. Para o Gartner, a demanda por hiperautomação é impulsionada pelo mandato de excelência operacional em processos e funções para apoiar a resiliência. Essa exigência continua a aumentar o crescimento das ofertas fornecidas pela hiperautomação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.