Quais foram os 5 avanços da IA nas empresas

0

Segundo uma pesquisa da McKinsey, 72% das empresas ao redor do mundo já aderiram a Inteligência Artificial (IA) às suas atividades em 2024, o que representa um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. O dado reforça que as organizações vêm buscando cada vez mais desenvolver esse recurso tecnológico para se diferenciarem da concorrência e se adaptarem a um mercado extremamente dinâmico.

De acordo com Tavane Gurdos, Diretora Geral da Alura Para Empresas, solução corporativa de educação em tecnologia, investir no aprimoramento da IA é essencial para as companhias que querem impulsionar a inovação. "A combinação de IA com profissionais preparados potencializa novas oportunidades de crescimento", diz.

Para detalhar mais sobre a trajetória da IA nas empresas, a executiva listou os 5 principais avanços desta tecnologia nos negócios. Confira:

Automação de tarefas

Automatizar atividades mecânicas e de baixo valor agregado é um dos principais benefícios da IA para as empresas. Tavane ressalta que, ao delegar essas tarefas para as máquinas, as pessoas colaboradoras podem se dedicar a funções mais estratégicas e criativas, aumentando a sua produtividade e engajamento.

"A IA promove a automação, que além de minimizar a ocorrência de erros, libera os colaboradores de tarefas repetitivas, abrindo espaço para que se dediquem à resolução de problemas complexos e à tomada de decisões estratégicas", comenta.

Análise de dados e insights

A capacidade da IA de analisar grandes volumes de dados em tempo real e gerar insights valiosos é outro forte diferencial competitivo. Com isso, é possível identificar padrões e tendências, o que, por sua vez, auxilia as lideranças a tomarem decisões melhores.

"Diversas empresas já utilizam dados para tomada de decisão e cada vez mais, a IA pode potencializar esse uso em diferentes áreas. A cultura de dados é um dos primeiros passos nessa jornada. O RH, por exemplo, pode utilizar a ferramenta para apoiar no desenho das competências que precisam ser desenvolvidas a partir dos dados da empresa. E até mesmo pode extrair, do uso da IA, a indicação dos conteúdos mais apropriados conforme os seus objetivos".

Personalização da experiência do cliente

Personalizar as jornadas dos clientes também é uma das principais tendências do mercado de IA. Essa vantagem garante que as empresas proporcionem um atendimento personalizado. "Na Alura, por exemplo, temos a Luri, que é a Inteligência Artificial que acompanha o estudante na sua jornada, auxilia em exercícios, dúvidas e indicações de conteúdos, personalizando a experiência do aprendizado", comenta Tavane.

Otimização de operações

Uma projeção da Bloomberg Intelligence (BI) revela que o mercado de IAs Generativas atingirá US$ 1,3 trilhão até 2032. Isso mostra o quanto as ferramentas desta categoria de IA são essenciais para ajudar as pessoas colaboradoras a criar conteúdos como textos e imagens com rapidez, acelerando o cumprimento de demandas.

Tavane enfatiza que essa vantagem torna o dia a dia das empresas mais eficiente e ágil. A executiva cita o exemplo da automação e personalização de campanhas e estratégias de marketing, tornando a comunicação mais personalizada e efetiva para quem é impactado.

Desenvolvimento de novos produtos e serviços

Por fim, a IA também está desempenhando um papel fundamental na criação de novos produtos e serviços. Ao analisar dados sobre as especificidades de cada setor, a tecnologia passou a contribuir para as empresas desenvolverem soluções e modelos de negócio inéditos no mercado.

"O setor financeiro é uma grande prova de como a IA está remodelando portfólios inteiros", exemplifica Tavane "Muitas fintechs conseguiram democratizar o acesso aos serviços desse mercado e permitir que as pessoas tomem decisões de investimento mais assertivas, melhorando os processos de gestão", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.