Citrix anuncia iniciativa 'desktop dinâmico'

0

Durante sua nona conferência anual de negócio e tecnologia, a Citrix Systems anunciou a Iniciativa Desktop Dinâmico, uma colaboração da indústria liderada pela empresa que visa transformar radicalmente o modo pelo qual a tecnologia da informação entrega desktops com benefícios para o negócio.

Com essa iniciativa, a Citrix e os parceiros esperam dar mais capacidade, personalização e flexibilidade aos desktops para suportar uma ampla variedade de tarefas executadas pelos funcionários ? desde as mais básicas até as mais complexas.

A idéia é entregar desktops otimizados para atender às mais variadas exigências dos usuários de escritório ao fornecer o desktop como um serviço ? exatamente conforme solicitado. Este novo "desktop dinâmico" pode ser atualizado e administrado pela equipe no data center, o que, segundo a empresa, oferece um melhor custo total de propriedade (TCO) e segurança, além de melhorar o desempenho e a flexibilidade do desktop de todos funcionários.

O desktop dinâmico inclui um dispositivo de acesso baseado no Windows, uma conexão de rede, uma infra-estrutura de entrega de desktop no desktop do Windows, e ferramentas de administração do desktop. Cinco características definem o desktop dinâmico.

O que estimulou iniciativa do desktop dinâmico, reúne AMD, Gemalto, Dell, HP, IBM, Neoware, VMware, Wyse e outros líderes da indústria, é a necessidade das empresas repensarem o custo, as tecnologias e processos relacionados a colocar um PC baseado em Windows na mesa de cada funcionário do escritório. Hoje, elas estão presas entre a realidade dos orçamentos de TI, que crescem lentamente, e as necessidades do negócio que mudam rapidamente, e sistemas ? indo dos desktops e redes até os aplicativos ? que são estáticos, complexos e caros demais para manter.

Hoje, a maioria dos computadores desktop precisa ser configurado manualmente no local pela TI para qualquer personalização, atualização ou suporte técnico que seja necessário. Os custos associados com a administração e atualização de um desktop padrão tradicional são extremamente altos. O consultor James Gaskin, da IT World, estima que cada atualização para o Windows Vista custará às organizações entre US$ 3.250 e US$ 5.000 por usuário.

Um analista de tecnologia do Citigroup, em uma recente entrevista à Bloomberg, calculava que um terço dos PCs do mundo seriam atualizados após o lançamento do Vista. Ao entregar o desktop dinamicamente, as organizações de TI podem executar essas atualizações a uma fração do custo via data center, e os usuários podem começar a experimentar muitas das novas características do sistema operacional antes do que com as implementações estáticas.

As tecnologias de virtualização entregam um desktop mais econômico e seguro, mas até agora só podiam atender a uma pequena porcentagem de usuários. Os funcionários de escritório que executam tarefas não repetitivas ou que demandam computação intensiva precisam de desktops personalizados, versáteis e de alta capacidade. Agora, com o desktop dinâmico, afirma a Citrix, a TI pode entregar o desktop ideal, que atende exatamente às necessidades de cada funcionário de escritório.

"A meta de nossa iniciativa de desktop dinâmico é equipar as organizações com um modo melhor de entregar desktops como um serviço aos funcionários de escritório orientados à tarefa, em qualquer lugar e a qualquer hora", explica Mark Templeton, presidente e CEO da Citrix. "Seja dentro das empresas ou como parte da nova organização virtual, os usuários finais querem um desktop que seja rápido, seguro e pessoal, que nunca fique sem memória nem capacidade de processamento, e que possa ser atualizado com um único clique. Com o apoio de nossos parceiros da indústria, poderemos ter todos os benefícios do desempenho, segurança e TCO dos sistemas entregues virtualmente ao desktop pela central de dados ? sem comprometer a flexibilidade, personalização e disponibilidade que os usuários exigem."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.