Prodest divulga resultado da consulta pública para aquisição de equipamentos da rede Metro-Gvix

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) divulgou nesta quinta-feira, 1º, o resultado da consulta pública para aquisição de equipamentos de rede IP e Ethernet destinados a implantação da rede Metro-Gvix, que visa atender com fibra ótica órgãos estaduais e municipais em Vitória, Vila Velha, Serra de Cariacica e Viana. A consulta pública teve início em outubro.

A previsão é que a rede esteja em pleno funcionamento no fim do próximo ano. Parte do Programa ES Digital, que tem como uma de suas prioridades disponibilizar o acesso à internet de alta velocidade para todos os órgãos estaduais no Espírito Santo, a Metro-Gvix também fará parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Com aproximadamente 492 pontos de acesso, a estrutura será integrada à rede nacional da Telebras e à Metro.ES/Metrovix, que possui velocidades de 1 a 10 gigabits por segundo e já atende a mais de 40 órgãos estaduais com fibra ótica, em Vitória.

De acordo com o Prodest, entre os benefícios que essa rede proporcionará estão a diminuição de gastos com telecomunicações (links de dados para internet e telefone) e o aumento da eficiência no gerenciamento eletrônico de documentos e do sistema de armazenamento e de recuperação de dados (backup). A Metro-Gvix também possibilitará acesso mais rápido a sistemas relacionados com diversas atividades governamentais, como folha de pagamento, patrimônio, licitações, contratos, acompanhamento de projetos, arrecadação, georreferenciamento, planejamento, gestão escolar, gestão hospitalar, entre outras.

A versão final do edital será publicada somente após a aprovação do grupo gestor do projeto da Rede Metro-Gvix e a conclusão dos processos necessários para a contratação. O valor do investimento no projeto ainda está em avaliação.

Data center

O Prodest também está realizando uma licitação na modalidade pregão eletrônico para contratar equipamentos, softwares e serviços de TI para o data center do estado, localizado em Vitória. O investimento na contratação desses serviços deve chegar a R$ 2,2 milhões, com o objetivo de expandir a capacidade do data center para hospedagem de sistemas relacionados com as atividades dos órgãos estaduais e aumentar a eficiência no uso de energia no ambiente.

Os interessados na licitação, aberta no fim de outubro, devem se cadastrar no Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) e a abertura e a apresentação das propostas serão realizadas na próxima quarta-feira, 7.

O primeiro data center do estado foi inaugurado em outubro de 2010 e recebeu um aporte de cerca de R$ 22 milhões. No site estão hospedadas informações importantes do Estado como o Sistema de Gestão Escolar (disponibiliza o boletim eletrônico de desempenho dos estudantes na web), o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), o Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP), entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.