A Canadian Solar realizou uma doação, coordenada pelo INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), para a Associação das Obras Pavonianas de Assistência (AOPA), que atua em Belo Horizonte e arredores, atendendo mais de 480 crianças e adolescentes de comunidades vizinhas.
Além dos módulos de 655W, doados pela Canadian, a AOPA também recebeu doação de outros fabricantes de equipamentos fotovoltaicos. O sistema gerará energia para a AOPA e beneficiará crianças e adolescentes de comunidades como Barragem Santa Lúcia, Morro do Papagaio, Vila São José, Conjunto Santa Maria, Vila Leonina, Vila Estrela e Morro das Pedras.
Para Cristiano Piroli, diretor de vendas diretas da Canadian Solar, "promover a sustentabilidade é mais do que apenas incentivar a adoção de fontes de energia limpa. Sustentabilidade é tanto ambiental, quanto econômica e social. Ao incentivar e promover ações de inclusão como essa, estamos plantando uma semente que dará muitos frutos num futuro próximo. Além dos módulos, o sistema será ampliado com armazenamento, que também será doado pela Canadian".
"Estamos trabalhando constantemente para fazer a diferença na nossa indústria, com ações que geram impacto positivo duradouro na sociedade. Parte da nossa estratégia de sustentabilidade envolve compromissos e parcerias com a comunidade para deixar um mundo melhor para as futuras gerações", garante Cristiano.
Com a missão de transformar vidas por meio da educação, da arte e cultura, da profissionalização e inserção dos jovens no mercado de trabalho, a AOPA oferece cursos profissionalizantes em diversas modalidades para os jovens, além de acolher cerca de 50 idosos no Grupo de Convivência "Luz e Esperança".
A AOPA é uma instituição social católica dos Religiosos Pavonianos, que, pela experiência de seu fundador, São Ludovico Pavoni, dedica-se ao atendimento integral de crianças e adolescentes e à profissionalização de jovens e adultos de comunidades do seu entorno. A instituição serve mais de 1500 refeições diariamente (dados de antes do início da pandemia). As Obras Pavonianas estão presentes em Belo Horizonte desde 1945 (com o Padre Agnaldo), sob direção dos Pavonianos desde 1965.
Atualmente atendem em tempo integral, crianças e adolescentes de 1 a 16 anos (ensinos infantil e fundamental, oficinas de arte, música, esportes e outras. A AOPA já tem autorização para abrir duas turmas do berçário e 120 alunos no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).