T-Systems investe R$ 50 milhões em novo data center

0

Com um investimento da ordem de R$ 50 milhões, a T-Systems, fornecedora de serviços de tecnologia da informação e comunicações do grupo Deutsche Telekom, inaugurou nesta quarta-feira, 1º, seu novo data center, instalado em Tamboré, na Grande São Paulo, que recebeu a certificação de categoria Tier 3, tornando-se o segundo do país com a chancela do Uptime Institute.
Segundo Dominik Maurer, CFO da T-Systems no Brasil, com isso, a subsidiária brasileira amplia estrutura para serviços cloud computing privada para atender aos mais de 40 clientes, a maioria grandes empresas. O novo data center conta com uma área construída de 600 metros quadrados, que pode chegar até o triplo de tamanho, abrigando mais de 2 mil servidores, mainframe com 4 mil Mips; 70 terabytes de armazenamento; e 30 petabytes de capacidade de armazenamento para backup.
A operação terá início em janeiro de 2011, com uma equipe de mais de cem funcionários. Entre fevereiro e junho do próximo ano cerca de 20 clientes irão transferir as operações para o novo prédio. A T-Systems já tem planos de ampliação para suportar a demanda futura, para a qual reservou uma verba de RS$ 45 milhões adicionais para sustentar o crescimento, que será realizado em duas etapas de 600 metros quadrados cada.
Maurer destaca a importância do novo data center para o desenvolvimento dos negócios da companhia no país. "Com a ampliação da capacidade para a oferta de serviços em computação em nuvem, esperamos aumentar em 30% nossa participação no mercado local."
A empresa possui outros três data centers no Brasil: dois na cidade de São Bernardo do Campo e um na capital paulista. Todos os quatro centros estarão interligados por meio de conexões DWDM de alta velocidade, sendo que a unidade da Vila Olímpia, em São Paulo, funciona como site backup totalmente redundante. "É como se fosse um ambiente único. A nova estrutura permitirá atender plenamente às necessidades dos clientes no que se refere a confiabilidade, disponibilidade, escalabilidade, segurança de dados e eficiência no consumo de energia elétrica, pois o projeto contemplou todas as exigências de uma data center verde", explica André Almeida, responsável pelo negócio de Computing Services & Solutions da empresa.
Dynamic services
O novo data center é baseado na plataforma AppCom (Appliance Computing), modelo Dynamic Services. Desenvolvida pela T-Systems, a plataforma oferece serviços de processamento de dados e armazenamento, baseados no pagamento por uso, semelhante a outros serviços, como de energia elétrica e telefonia. O Dynamic Services permite ainda a criação de servidores virtuais com capacidades flexíveis e a total integração com seu ERP, com qualidade garantida por cláusulas claras de acordo de nível de serviços (SLA).
Mundialmente, a T-Systems possui 74 data centers, em um total de 120,6 mil metros quadrados, compreendendo aproximadamente 121 milhões de informações processadas por segundo, 49,1 mil open systems server, mais de 1,8 milhão de usuários nomeados SAP, operação de mais de 1,4 milhões de desktops, suporte help desk em 28 idiomas e gerenciamento WAN para mais de 2 mil redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.