Branded content – Backup ainda é uma prática extremamente necessária, no entanto, não deve ser feito de forma isolada, mas sim dentro da chamada "Continuidade de negócios", entenda!
A tarefa de fazer o backup está em todas as listas de recomendações de segurança, diria que em 10 entre 10 listas, lá está ele e estará ainda durante muito tempo.
Afinal, o backup é um processo fundamental para a segurança dos dados e sistemas de uma empresa.
No entanto, a tecnologia evoluiu, e hoje em dia, os clientes esperam que seus serviços estejam sempre disponíveis, independentemente de quaisquer problemas que ocorram no ambiente de TI.
Portanto, se seu negócio depende de tecnologia para funcionar, se existe aquele servidor com a aplicação principal da sua empresa, então, realmente, você precisa de backup, mas saiba que muita coisa evoluiu em relação a este tema e a forma de você pensar a sua estratégia de backup também deve mudar.
Por isso, a continuidade de negócios é um conceito mais abrangente e deve ser levado em consideração quando se trata de garantir a disponibilidade dos serviços para as Organizações.
Entenda melhor sobre o tema! Continue lendo!
O backup ainda é importante?
Backup ainda é muito importante e não deve ser negligenciado! Mas a verdade é que a continuidade de negócios é um conceito mais completo e atual, que responde às necessidades das empresas de uma forma mais evoluída do que apenas a realização de backups, fazendo com que estes sejam mais ágeis, seguros e principalmente: garantindo a disponibilidade de serviços para os usuários e organizações.
Afinal, no mundo de negócios competitivo de hoje, não dá para parar uma empresa inteira para restaurar um backup, por exemplo, não é mesmo?
Portanto, o Backup é UMA das práticas (extremamente necessárias), dentro de um conjunto de práticas e estratégias maiores e atualizadas para a realidade atual.
Antes de entender como a continuidade de negócios pode ajudar sua empresa a superar um desastre, é importante conhecer as etapas do ciclo de vida de um desastre.
Normalmente, o processo de recuperação após um desastre segue os seguintes passos:
- Backup: você faz backup de uma pasta ou do seu banco de dados.
- Problema: ocorre um problema.
- Novo hardware: se o problema foi físico, você precisa procurar um novo hardware
- Nova instalação: é preciso fazer uma nova instalação.
- Configuração: é necessário configurar o novo servidor.
- Recuperação: nesta etapa, você recupera o backup e o copia para o novo servidor.
- Verificação: é preciso verificar se o backup não está corrompido.
- Restauração: se tudo estiver correto, seu negócio volta a operar como antes.
O que é continuidade de negócios?
A continuidade de negócios é um conceito mais amplo em TI que inclui a garantia de que, em caso de desastres, o negócio não será interrompido.
Essa estratégia não se preocupa apenas em garantir que haja backups adequados, mas sim que os sistemas estejam preparados para lidar com situações adversas e continuar funcionando mesmo em caso de desastres.
Isso envolve a criação de, por exemplo:
- planos de contingência,
- testes de falhas,
- redundância de sistemas,
- monitoramento constante
- e muitas outras práticas que visam garantir a disponibilidade dos serviços para os clientes.
A continuidade de negócios substitui o backup?
Não! Se você está atento ao texto, já entendeu que o backup FAZ PARTE das práticas de Continuidade de Negócios.
Lembra de quando aprendeu conjuntos na escola? Nesses termos, podemos dizer que o Backup está contido na Continuidade de Negócios. (Backup ? Continuidade de Negócios).
Embora você precise fazer backup até hoje, a forma e a estratégia de fazê-lo mudou e muito. Se você é ainda aquele que "salva" uma pasta de arquivos ou alguns arquivos que você acha importante saiba que você provavelmente está em apuros.
A ideia hoje não é mais backup, mas CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS, sim, o conceito é que apesar de ter ocorrido um problema ou desastre em seu ambiente, seu negócio deve continuar a funcionar, a operar, ou seja, estará sempre disponível para o seu cliente. Este é o objetivo que deve ser alcançado.
Pense da seguinte forma:
Em caso de desastres, o backup poderia até recuperar seus dados, mas e quanto aos pedidos que precisam ser entregues?
É aí que entra o entendimento da Continuidade de Negócios já que, com ela, essa empresa teria planos de contingência para lidar com situações como essa e garantir que as entregas continuem sendo feitas mesmo em caso de imprevistos.
Qual a importância da continuidade de negócios?
Se a recuperação de um desastre leva muito tempo e, portanto, causa muitos problemas, como as empresas podem garantir que seus negócios não fiquem parados? A resposta é simples: através da continuidade de negócios.
A ideia da continuidade de negócios é que, apesar de ocorrer um problema ou desastre em seu ambiente, seu negócio deve continuar a funcionar e estar sempre disponível para o seu cliente. Este é o objetivo que deve ser alcançado.
Antigamente, fazer backup era suficiente para garantir que, em caso de desastres, você pudesse restaurar seus dados e sistemas rapidamente. Mas a tecnologia evoluiu e hoje, os clientes esperam que seus serviços estejam sempre disponíveis, independentemente de quaisquer problemas que ocorram em seu ambiente.
A continuidade de negócios é o conceito que leva em consideração esse novo cenário. Ela não se preocupa apenas em garantir que você tenha backups adequados, mas sim que seus sistemas estejam preparados para lidar com situações adversas e continuar funcionando mesmo em caso de desastres.
Isso envolve, por exemplo, a criação de planos de contingência, testes de falhas, redundância de sistemas, monitoramento constante e muitas outras práticas que visam garantir a disponibilidade dos serviços para seus clientes.
Portanto, simplificando:
A ideia hoje não é mais Backup, mas CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS, sim, o conceito é que, apesar de ter ocorrido um problema ou desastre em seu ambiente, seu negócio deve continuar a funcionar, a operar, ou seja, estará sempre disponível para o seu cliente. Este é o objetivo que deve ser alcançado.
Contingência, Continuidade e Disponibilidade: entendendo as formas atuais de serviço de TI
Toda organização se preocupa em proteger seus dados e informações, e a palavra que resume essa preocupação é "backup". Porém, o simples ato de fazer backups não garante a proteção dos dados. É preciso levar em conta o uso desses dados em caso de incidentes ou desastres.
Existem quatro níveis distintos de relacionamento entre proteção e uso dos dados.
- O primeiro nível é o inexistente, no qual os dados não são salvos em backups ou são salvos de forma precária.
- O segundo nível é o de contingência, em que os backups são realizados formalmente e testados, mas não há um acordo temporal para o retorno dos dados em caso de incidente. Os dados ficam disponíveis apenas quando for possível.
- O terceiro nível é o de continuidade, em que os backups são realizados formalmente e há um acordo temporal para o retorno dos dados em caso de incidente. O acordo de nível de serviço estabelece o tempo máximo para que os dados estejam disponíveis novamente.
- O quarto e último nível é o de disponibilidade, em que a proteção dos dados é muito elevada. As soluções de contingência e continuidade juntas oferecem alta disponibilidade, e durante um incidente os usuários nem percebem que estão trabalhando em uma plataforma de backup.
É necessário entender a importância de ter um plano de contingência e continuidade para garantir a disponibilidade e preservação de seus dados, evitando ociosidade, perdas financeiras e de reputação. A implementação desses planos deve ser constante e passar por testes periódicos para garantir sua eficácia em situações reais.
É isso que chamamos de Continuidade de Negócios em TI.
Sua empresa está adaptada em Continuidade de Negócios?
Se não estiver, podemos ajudá-lo, fale conosco e garanta Continuidade do seu Negócio.
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