No próximo dia 05/12, a Casa do Zezinho e a SoulCode realizarão a celebração de conclusão de curso da terceira turma de jovens, com mais de 40 alunos, no curso de programação. A parceria entre a ONG e a edtech – que promove impacto social por meio da educação tecnológica, inclusão digital, diversidade e aumento dos índices de empregabilidade e renda – tem como objetivo oferecer o letramento digital para jovens e adolescentes da comunidade.
O projeto traz como propósito trabalhar pela inclusão, gerando perspectiva e oportunidade de futuro por meio da formação tecnológica a custo zero. A ação promove inclusão, diversidade e impacto aos mais vulneráveis.
Os jovens beneficiados pela carreira de programação também geram impactos dentro da própria comunidade, criando sites para os comércios, empreendedores e escritores locais, por exemplo. Uma ex-aluna se tornou professora do projeto, em formato híbrido, mostrando que não existem barreiras de capacidade e sim de oportunidades. É a inclusão digital gerando retornos concretos na base da pirâmide social.
Ao longo de 2022 e 2023, já foram formados mais de 120 jovens da região do Capão Redondo, onde fica localizada a instituição. E além da parceria na formação de jovens em carreiras de TI com a SoulCode, a Casa do Zezinho – organização sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes entre 06 e 11 anos da região – possui outros importantes projetos sociais com Aprender Brincando e Educação de Jovens para o Século XXI, com oficinas de educação, arte e tecnologia. A instituição foi fundada em 1994 por Dagmar Rivieri, conhecida como Tia Dag.
Os jovens apresentarão seus projetos finais a todos os convidados que estarão presentes na celebração. O evento de formatura acontecerá na Casa do Zezinho, localizada em R. Anália Dolácio Albino, 77 – Parque Maria Helena, na capital Paulista.