Dell é acusada de fraude contábil durante parceria com a Intel

0

Um dia após ter reassumido a presidência-executiva da Dell, Michael Dell foi surpreendido com a notícia de que um grupo de investidores iniciou um processo contra a companhia, sob a acusação de manipulação contábil.

Os acionistas responsabilizam a empresa de ter inflado os lucros durante o período em que a empresa manteve uma parceria com a fabricante de chips Intel. Na ação, eles alegam que a Dell não teria contabilizado US$ 1 bilhão por ano pagos pela Intel para que não usasse outras marcas de microprocessadores.

Segundo reportagem do The Wall Street Journal desta sexta-feira (2/2), a Dell teria inchado os balanços trimestrais em centenas de milhares de dólares, aproveitando-se dos descontos concedidos pela fabricante de chips. O jornal americano diz que 16 pessoas foram citadas nominalmente no processo protocolado na corte distrital de Austin, no Texas. Entre elas, o próprio Michael Dell e o ex-presidente-executivo Kevin Rollins, cuja demissão foi anunciada na quinta-feira (1/2).

Os investidores alegam, ainda, que não foram informados sobre os problemas na contabilidade da companhia, bem com da queda na qualidade e prestação de serviços ao consumidor.

A Dell não quis comentar o caso, enquanto a Intel, também citada na ação, negou veementemente as acusações, adiantando que vai tomar providências para se defender. Outra companhia citada no processo é a PricewaterhouseCoopers, responsável pela contabilidade da Dell.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.