Celulares de baixo custo respondem por mais da metade do mercado de celulares, diz IDC

0

O mercado de featured phones, como são chamados em inglês os celulares de baixo custo e poucas funções, teve declínio maior que o esperado no último trimestre do ano passado. Análise da IDC mostra que esses aparelhos foram responsáveis por trazer os números do mercado de celulares para o nível mais baixo da história. Isso porque, apesar da febre da mobilidade que alimenta as vendas de smartphones em todo o mundo, os aparelhos de baixo custo ainda respondem por mais da metade da receita da indústria do setor em todas as regiões – com exceção da América do Norte.

Os fabricantes embarcaram 427,4 milhões de celulares de baixo cusot no quarto trimestre, uma alta de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. "O baixo crescimento, atípico para o período, prova que esse segmento de aparelhos não está imune às condições macroeconômicas mundiais", diz o pesquisador sênior da IDC, Kevin Restivo.

As vendas aquecidas em países emergentes, alvo dos fabricantes de celulares de baixo custo, colocou a Nokia na liderança do mercado no último trimestre. A fabricante finlandesa embarcou 113,5 milhões de celulares, 8,2% a menos na comparação trimestral anual, totalizando 26,6% de participação de mercado. A Nokia amargou prejuízo de 1 bilhão de euros no período, pois vem perdendo espaço para a Apple e a Samsung no segmento de smartphones, bem mais lucrativo.

A Samsung, por sua vez, ficou com a vice-liderança no último trimestre, com 97,6 milhões de unidades embarcadas e 20,9% de market share. O desempenho foi 20,9% superior em relação a igual período de 2010. A Apple embarcou 37 milhões de iPhones, 8,7% de particpação de mercado e 16,2% a mais.

No consolidado do ano, a Nokia ficou com 27% de participação de mercado, ainda líder. A Samsung e a Apple aparecem nas posições seguintes, com 21,3% e 6% de market share, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.