Alibaba cria fundação para apoiar startups instaladas fora da China continental

0

O Alibaba Group Holding anunciou neste último fim de semana que vai investir 1 bilhão de dólares de Hong Kong (o equivalente a US$ 129 milhões) na criação do Alibaba Hong Kong Young Enterpreneurs Foundation, fundação que terá como objetivo selecionar startups localizadas na região administrativa especial da China e ajudá-las a se desenvolverem por meio de financiamento, assistência técnica e treinamento, utilizando suas plataformas.

A previsão é que o programa de investimento de risco comece no segundo semestre deste ano, segundo comunicado do Alibaba. A ideia, no longo prazo, é que a fundação, que não tem fins lucrativos, ajude o gigante chinês do comércio eletrônico a aumentar a presença fora da China continental, transformando jovens empresários de Hong Kong em clientes do Alibaba.

A fundação também irá selecionar 200 estudantes a cada ano a partir de universidades de Hong Kong e lhes oferecerá oportunidades de estágio em suas empresas ou de parceiros de negócios, informou a companhia.

O modelo de negócios do Alibaba depende fortemente de pequenas empresas que usam seus sites de e-commerce, computação em nuvem e outras plataformas. Somente um de seus sites de comércio eletrônico, o Taobao.com, tem cerca de 7 milhões de estabelecimentos comerciais, que são em sua maioria pequenas empresas, boa parte delas suportadas por data centers do seu braço de computação em nuvem, o AliCloud.

Apesar do anúncio do programa de financiamento, o relacionamento do Alibaba com Hong Kong tem sido, por vezes, complicado. Antes de lançar sua oferta pública inicial de ações na Bolsa de Nova York, no ano passado, o grupo chinês tentou listar suas ações na bolsa de Hong Kong, mas teve seu pedido rejeitado pela Hong Kong Exchanges e Clearing, que opera a bolsa e não aceitou a estrutura acionária da companhia, que dá a executivos seniores influência sobre indicações para o Conselho de Administração.

Uma pessoa familiarizada com os planos da Alibaba, ouvida pela reportagem do The Wall Street Journal, disse que a empresa também está planejando a criação de uma fundação de investimento de risco semelhante em Taiwan, ilha igualmente administrada pela China, embora não tenha informado quanto pretende investir na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.