Microsoft lidera mercado de e-mail na nuvem

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O mercado de e-mail na nuvem ainda está em estágios iniciais de adoção com 13%o das empresas de capital aberto identificadas globalmente usando um dos dois principais fornecedores de e-mail em nuvem (Microsoft e Google), de acordo com pesquisa do Gartner. Ela descobriu que 8,5% das empresas públicas usam e-mail na nuvem Office 365 da Microsoft, enquanto 4,7% usam o Google Apps para o trabalho. 87% empresas restantes pesquisadas têm e-mail hospedado em nuvem privada gerida por fornecedores menores.

Estas são as conclusões de um estudo de pesquisa Gartner com base em uma análise automatizada de um grande número de registros de encaminhamento de e-mail disponíveis publicamente. O instituto utilizou os endereços de servidor de e-mail nos registros de domínio de quase 40 mil empresas de capital aberto no mundo, para descobrir quais serviços elas usam.

"Embora ainda seja cedo para adoção de e-mail em nuvem, a Microsoft e a Google têm alcançado significativo atração entre as empresas de tamanhos, setores e regiões diferentes", disse Nikos Drakos, vice-presidente de pesquisas do Gartner. "Nossas descobertas sugerem que muitas organizações já estão usando variados serviços de e-mail na nuvem, e o número está crescendo rapidamente."

Entre as organizações que usam o e-mail em nuvem do Google e da Microsoft, esta última está à frente na maioria das indústrias, particularmente em setores regulamentados, incluindo serviços públicos, energia e aeroespacial. Google está à frente em segmentos da indústria com mais concorrência e menos regulação, como software-houses, varejo, propaganda, mídia, educação, produtos de consumo, alimentos e bebidas, e viagens.

"Entre as empresas públicas que utilizam e-mail baseado em nuvem, a Microsoft é mais popular com organizações maiores e tem mais de 80% de mercado das empresas com receita acima de US$ 10 bilhões," disse Jeffrey Mann, vice-presidente de pesquisas do Gartner. "A popularidade do Google é melhor entre as pequenas empresas, com uma participação aproximada de 50% das empresas com faturamento inferior a US$ 50 milhões."

Em alguns setores – como viagens e hospitalidade, serviços profissionais e produtos de consumo – os mais altos níveis de uso estão entre as empresas com maior receita.

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