A Politec acaba de receber do Software Engineering Institute (SEI) a certificação nível 5 do modelo CMMI (Capability Maturity Modelo Integration), que qualifica o serviço de engenharia de software das empresas.
A conquista do nível máximo do CMMI, segundo o diretor de tecnologia da empresa, Hiraclis Nicolaidis Junior, é resultado dos investimentos constantes em qualidade, diminuição do retrabalho e desenvolvimento de pessoal, para promover melhorias nos serviços oferecidos ao Brasil e ao exterior.
O CMMI é um processo de qualidade de desenvolvimento de software reconhecido mundialmente, de modo que pode a gerar maior visibilidade à empresa em âmbitos nacional e internacional. Desde 2001, a Politec já adotava as práticas do antigo Software Capability Maturity Model (SWCMM), que foi evoluindo até chegar ao último nível de maturidade, o CMMI 5.
A conquista da certificação CMMI 5, segundo Nicolaidis, favorece a atividade da Politec no mercado interno e melhora a posição da marca no exterior, pois além das 17 unidades no país, a empresa possui escritórios nos Estados Unidos e no Japão, além de negociações na Europa e na China. ?Com certeza esse laudo positivo vai abrir mercados especialmente no exterior já que o modelo foi adotado como padrão no mundo?, prevê Román Dário Cuattrin, consultor de tecnologia.
Nicolaidis explica que a adoção do CMMI 5 não representa apenas a conquista de mais um selo, mas a busca constante de melhores práticas no desenvolvimento de software. ?Este é mais um degrau de melhoria contínua que a empresa alcança e que está sintonizado com a estratégia da direção da empresa em buscar formas criativas e inovadoras de aprimorar seus produtos e serviços.?
O diretor enfatiza que para a Politec, o CMMI não é apenas uma logomarca e sim, uma nova cultura de trabalho que traz grandes benefícios internos, como cumprimento de prazos, maior profissionalismo, visão integrada de todos os projetos, além de um reconhecimento mundial de qualidade. ?O nível 3 está calcado a melhor definir processos operacionais das fábricas de software. O nível 5 está voltado para melhor aprimorar os processos gerenciais de acompanhamento e gestão das fábricas?, explica Nicolaidis.