Os setores de planos de saúde e de telecomunicações lideram – em primeiro e segundo lugar, respectivamente – o ranking de reclamações do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo o órgão, os serviços de telefonia responderam por 19,48% do total de reclamações recebidas de usuários no ano passado.
O índice, entretanto, é ligeiramente menor do que o registrado em 2008, quando o setor representou 20,5% de todas as queixas dos consumidores. Mas, apesar da pequena redução no número de reclamações, os problemas continuam os mesmos, aponta o Idec.
"Os destaques foram as panes no Speedy, em abril, e na telefonia fixa no Estado de São Paulo, e a morosidade ou falta de conclusão do processo de portabilidade numérica, resultando em linhas sem sinais por muito tempo", informa o instituto, com base em pesquisa feita com as principais operadoras de telefonia fixa e móvel em abril. O Idec constatou que as próprias empresas não dispunham de informações completas sobre a portabilidade.
Outro problema citado pelo órgão de defesa do consumidor foi o não cumprimento pelas teles de diversos aspectos da nova Lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O fato, inclusive, motivou o Idec, juntamente com outras entidades de defesa do consumidor, a entrar com uma ação civil pública contra a Claro e a Oi, em julho do ano passado.
- Balanço de 2009