Projeto concede incentivos à produção de microcomputadores portáteis

0

O Projeto de Lei 13/20 concede um crédito financeiro para os fabricantes de microcomputadores portáteis, unidades de processamento digital de pequena capacidade baseadas em microprocessadores (de valor até R$ 11 mil), circuitos impressos e acessórios, como gabinetes, leitores de disco óptico e fontes de alimentação. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta é de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) e altera a Lei 13.969/19. Sancionada no final de 2019, e fruto de um projeto originado na Câmara, a lei criou incentivos para empresas do setor de tecnologia da informação e comunicação (TICs).

O incentivo é baseado em um crédito financeiro com base no total que a empresa investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação a cada trimestre. O incentivo será válido até dezembro de 2029.

O deputado explica que o projeto que deu origem à lei também concedia o crédito para os fabricantes de microcomputadores pessoais, unidades de processamento e outros periféricos, mas essa parte acabou sendo retirada durante a tramitação nas duas Casas do Congresso Nacional. Sem o crédito, segundo Alberto Neto, os produtos encareceram para o consumidor final, prejudicando a inclusão digital no País. Com o novo projeto ele espera rever essa situação.

Em termos técnicos, a proposta do deputado beneficia os produtos classificados nas posições 8471.30.1, 8471.4, 8471.50.10 e 8473.30 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi).

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.