Hoje, ter uma presença online é uma exigência do mercado para que as empresas varejistas. Porém não basta só estar inserido no mundo digital, para ter sucesso nesse meio é imprescindível ter uma presença digital forte e reconhecida. É por isso que estar dentro de Marketplaces é uma alternativa que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado.
Segundo a 42ª edição do Webshoppers, o mais importante relatório sobre e-commerce do país, realizado pela Ebit|Nielsen, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020. Além disso, de acordo com o mesmo estudo, R$ 30 bilhões do faturamento nos seis primeiros meses de 2021, são de lojas que fazem parte de marketplaces, o que significa um crescimento de 56% sobre o mesmo período de 2019.
Mas apesar de muitas empresas já fazerem uso da plataforma é preciso ficar atento a alguns erros que podem acontecer e acabar prejudicando o desempenho do negócio. Nesse artigo, destaco quatro erros que podem prejudicar o negócio:
Ter apenas um canal de venda
Você vende em apenas um canal? Se sim, saiba que é um erro bastante comum entre os vendedores. Isso porque a dependência de uma só plataforma pode limitar o lojista a um público restrito. Dessa forma, é essencial que você saiba diversificar os canais de venda e, assim, alcançar um número maior de clientes, tornando a loja ainda mais conhecida através de grandes marketplaces.
Controle de estoque ineficiente
Controlar o estoque manualmente e por planilhas também é um grande erro de muitos lojistas. Além de ser um procedimento que demanda tempo da sua equipe, as chances de ocorrer falhas são maiores. Outro erro que muitos cometem é não utilizar Código SKU nos produtos para ter um melhor controle de estoque. O SKU permite identificar seu produto em estoque com facilidade, evitando erros como envio de produtos incorretos e cancelamentos. O Código EAN válido também é superimportante e, usado corretamente, evita erros na expedição e no controle de estoque.
Não utilizar automação
Não ter um sistema de integração para automatizar a empresa é o maior erro cometido por muitos vendedores. A automação tem muitos benefícios, como o aumento da produtividade da equipe e a diminuição dos erros na expedição. Com isso, você consegue gerenciar melhor e, consequentemente, vender mais.
Para quem vende em marketplace, o ideal é utilizar um hub de marketplaces. Simplificar a operação dos marketplaces em uma única plataforma garante maior eficiência no controle e gerenciamento do negócio como um todo: estoques, promoções, pedidos de canais diversos.
Não trabalhar o pós-venda
Uma vez feita a venda, o comprador não pode ser esquecido. É essencial oferecer um bom atendimento no caso de reclamações e dúvidas. Além disso, com um pouco de investimento, o pós-venda pode lhe ajudar a vender mais.
Uma boa experiência de compra aumenta a chance de o cliente voltar. Para isso, é sempre bom oferecer mais do que ele espera, adicionando brindes, cupons de desconto ou até uma notinha escrita à mão na caixa junto ao produto. Um software omnichannel pode apoiar essa jornada.
Bom, que os marketplaces tem um grande potencial para aumentar o faturamento de uma empresa já não é uma novidade. Apesar disso, para que as empresas tenham sucesso nesse canal de venda é fundamental estar preparada para superar os desafios que a plataforma pode apresentar ao varejista.
Andrei Dias, head de Vendas da Nexaas.
[…] Quando o assunto é dominar esse ecossistema conhecido como e-commerce, segundo uma pesquisa realizada pela 42º edição da Webshoppers 78% do total do faturamento de todo e-commerce, vem dos marketplaces. […]