Plano de contingência garante operações da Lexmark

0

A Lexmark, provedora de soluções de imagem e impressão, investiu na implementação de um Plano de Continuidade de Negócios (PCN) com objetivo de preservar a integridade dos sistemas de tecnologia da companhia e também de seus colaboradores e funcionários.

O plano foi desenvolvido pela Sion People Center e funciona com um site alternativo que garante as operações do ambiente de tecnologia da Lexmark, de maneira ininterrupta. ?É importante que as empresas encarem o Plano de Continuidade como um investimento. Eu o comparo ao seguro de um carro: mesmo que as pessoas prefiram nunca precisar acioná-lo, é imprescindível possuir um?, justifica Ricardo Rodrigues, diretor de Recursos Humanos da Lexmark.

Localizada na Vila Olímpia, em São Paulo, a empresa esteve em alerta durante o blecaute de 4 de março passado (quando uma falha em subestação de energia afetou 24 bairros paulistanos e alguns municípios metropolitanos). ?Caso a energia elétrica não fosse restabelecida no prazo de duas horas, estávamos preparados para acionar contingência a qualquer momento?, conta Rodrigues.

O passo seguinte, conforme detalha o executivo, seria repassar o alerta aos líderes de cada área da empresa, previamente designados no PCN e responsáveis por operações críticas: eles se dirigiriam para o alternate site da Sion, no qual 10 posições de atendimento estão reservadas. ?A retomada das operações, confirmada em testes prévios, acontece em até três horas?, estima ele.

Também chamado de sala de contingência, o alternate site conta com moderna infra-estrutura tecnológica, acesso físico, disponibilidade de energia elétrica e climatização. Cada uma de suas posições de atendimento da Sion People Center dispõe de microcomputadores, sistemas de segurança e de telefonia de última geração, reproduzindo integralmente as condições de trabalho de uma empresa. O acesso aos dados é feito de maneira remota, através de um link dedicado. Os colaboradores têm disponível as mesmas informações das quais se utilizariam na sua própria estação de trabalho.

Periodicamente, as próprias empresas que contratam o alternate site realizam testes-surpresa, com o objetivo de treinar seus funcionários designados para se deslocar no caso de eventos não-programados. Dessa forma, fica comprovada a eficiência da manobra de emergência e o curto tempo de retomada das operações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.