O CEO da Intel, Brian Krzanich, apresentou nesta quarta-feira, 2, durante evento para desenvolvedores realizado na cidade de Shenzhen, localizada na região Sudoeste da China, os planos da empresa para acelerar a inovação e colaborar com o crescente avanço tecnológico naquele país, principalmente em Shenzhen.
Dentre os planos, Krzanich anunciou a criação de um fundo de US$ 100 milhões, batizado de China Smart Device Innovation, que terá recursos da Intel Capital, braço de capital de risco da fabricante de chips, e será focado em acelerar a inovação de dispositivos inteligentes, incluindo tablets, smartphones, dispositivos vestíveis e outras tecnologias relacionadas. O investimento reforça o compromisso da Intel Capital com a indústria de TI na China, onde, desde 1998, já investiu mais de US$ 670 milhões em 110 empresas chinesas através de dois outros fundos.
O CEO também anunciou que a companhia vai estabelecer um centro de inovação denominado Intel Smart Device Innovation Center, em Shenzhen, a fim de acelerar a entrega de dispositivos baseados na tecnologia da Intel para o mercado chinês. Segundo a empresa, o centro vai expandir seu trabalho para além de tablets, fornecendo a desenvolvedores de software acesso a plataformas de tecnologia Intel, bem como suporte ao cliente. A companhia, no entanto, não revelou o valor investido na construção do mesmo.