Aquecimento de servidores, interrupções elétricas, links de dados sem redundância adequada, falhas nas portas do switch ou na estrutura de cabeamento, além de falhas humanas e de softwares. Os fatores críticos que podem causar queda no desempenho das aplicações ou até a indisponibilidade total do sistema ainda são pouco combatidos nas empresas.
De acordo com pesquisa recente da Stratus Technologies cabeamento(News-Alert) e da ITIC Corporation, pelo menos 52% das empresas não sabem sequer o impacto do downtime (tempo de indisponibilidade) nas finanças. Outro estudo realizado pela consultoria norte-americana Forrester, com 157 profissionais de TI, apontou que 34% deles enfrentam algum período de inatividade todos os dias, 42% demoram entre 1 hora e uma semana para identificar as causas das quedas de desempenho e, 60% mobilizam até 10 funcionários para chegarem na solução.
Em uma época de retração econômica e necessidade imediata de enxugamento de custos, não ter o controle sobre os prejuízos da inatividade pode trazer consequências irreversíveis no médio prazo. Apenas por esses números já é possível perceber que a produtividade na empresa não é perdida apenas pelo mau funcionamento do sistema implementado, mas também pela quantidade de profissionais realocados para corrigir falhas, além da perda de foco, gastos inesperados com suporte e, sobretudo, com o tempo em que toda a empresa permanece tolhida de produzir.
No varejo online, os prejuízos podem ser ainda maiores: um estudo feito em 2013 pela consultoria Ponemon revelou que a indisponibilidade dos serviços de vendas online pode gerar perdas de até US$ 8 mil por minuto a uma empresa de porte médio. Mas esses números podem ser ainda mais desastrosos, afinal, o setor vem crescendo uma média de 20% ao ano. Por exemplo, a companhia aérea Southwest Airlines já registrou um prejuízo entre US$ 28 e US$ 54 milhões apenas por algumas horas de parada em janeiro de 2016.
Independentemente do porte, nenhuma empresa está imune às despesas causadas pela inatividade. Quando funcionários perdem dias de trabalhado por ano, parados por falhas em aplicações, o custo da folha de pagamento passa a ser muito mais alto. Mais do que isso, quando falhas que prejudicam os clientes, diminuem as vendas e afugenta possíveis interessados.
Investir em infraestrutura, com novos ativos de software e hardware, suporte e manutenção preventiva, passa a ser cada vez mais essencial não só para o bom funcionamento da operação, mas para a imagem da empresa e a saúde financeira do negócio.
Bruno Russo, especialista de produtos da Locaweb Corp, unidade corporativa da Locaweb.