Organizado pela EU Brasil, associação sem fins lucrativos da União Européia, em cooperação com a Deutsche Messe AG, o evento "Agenda Digital para o Brasil" acontece no próximo dia 10, em Porto Alegre, e será dividido em duas etapas. A primeira, será dedicada ao seminário "Política de Alto Nível", que vai abordar os planos atuais para potencializar o uso de tecnologias da informação e comunicações (TICs) na qualidade de vida dos cidadãos. Na segunda, o tema é o desafio do desenvolvimento da banda larga.
A lista de oradores inclui Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, Paulo Bernardo, ministro das Comunicações do Brasil, Ronaldo Mota Sardenberg, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Reinaldo Rodriguez Illera, presidente da CMT Espanha, Antti Peltomäki, diretor-geral da Comissão Européia, Mario Teza, diretor geral da Campus Party Brazil, e Paulo Campos, secretário de Estado das Comunicações de Portugal.
Segundo a entidade, além desses palestrantes haverá um painel moderado por Fabio Colasanti, membro do conselho de administração da EU Brasil, com a participação de Zeinal Bava, CEO da Portugal Telecom, Franco Bernabé, CEO da Telecom Italia, Otávio Marques de Azevedo, presidente do Grupo Oi, José Maria Alvarez-Pallete, CEO da Telefónica Latinoamérica, e Mario Teza, CEO da Futura Networks do Brasil, organizador da Campus Party Brasil. Eles vão abordar os desafios das empresas para a implementação dos ambiciosos programas anunciados pelos governos do Brasil e da União Européia. Alfredo Valladão, membro do Conselho da EUBrasil conclui abordando "A Visão Brasileira" com uma personalidade do setor que promete ser a surpresa do dia.
Na segunda parte do summit, haverá uma mesa-redonda abordando "O Desafio do Investimento". Representantes do alto escalão de agências reguladoras nacionais, empresas privadas, universidades e estudiosos estarão reunidos para discutir os desafios mais importantes para o desenvolvimento da banda larga. O seminário contará com a presença de especialistas de diferentes países da Europa, América Latina e Caribe.
Além desses executivos, também estarão presentes: Philippe Defraigne, fundador e diretor da Cullen International, Emmanuelle Vadilonga, diretora de assuntos regulatórios da British Telecom Global Services, Simone Scholze, superintendente executiva da Anatel, Fabio del Alisal Sánchez, diretor de relações internacionais da CMT Espanha, Carlos López Blanco, diretor da Telefónica International, Paulo Mattos, diretor de Regulação da Oi, e Raimundo Costa, diretor nacional de tecnologia da Microsoft Brasil.
Das 17h às 18h serão discutidos os "Gargalos Competitivos" em um detabe com a participação de: Philippe Defraigne, fundador e diretor da Cullen International, Marta Neves, chefe do departamento de Assuntos Regulatórios da Portugal Telecom, Ceferino Namuncurá, controller da CNC Argentina, Jorge Atton, subsecretario da Subtel Chile, José Gonçalves Neto, superintendente de Universalização da Anatel, João Mora, presidente-executivo da Telcomp, e Carlos Eduardo Franco, diretor de Assuntos Regulatórios na TIM Brasil.
As conclusões serão apresentadas por Wilson Peres, chefe da Unidade de Investimentos e Estratégias Empresariais, ECLAC/CEPAL – Nações Unidas, em conjunto com Antti Peltomäki.
Para fazer a inscrição gratuita online acesse: http://www.scheneventos.com.br/bits/eubrasil/
- Eventos