A Web 3.0 é a nova revolução da internet

1

A Web 3.0, ou Web3, trará grandes oportunidades para as empresas que aproveitarem a onda dessa nova tecnologia. Na teoria, trata-se do próximo passo da evolução da internet, que promete descentralizar a infraestrutura ao mesmo tempo que potencializa a segurança e privacidade para todos. Do setor bancário ao da saúde, automotivo, logística, seguros, jogos, mídia social, manufatura, as empresas que adotam a Web 3.0, além da rede blockchain, smart contracts, criptomoedas e o metaverso, terão uma vantagem sobre seus concorrentes.

Web 3.0: o que é?

A Web 3.0 é a próxima geração da internet. É segura, disruptiva, descentralizada e livre do controle de poucas operadoras, bem como dos conglomerados de mídias sociais. É uma versão da internet baseada na tecnologia blockchain e opera em economia baseada em tokens.

Essa internet, baseada em blockchain e aplicativos descentralizados (dApps), é controlada pelos usuários e não por uma autoridade central. E, como a Web 3.0 é baseada em dApps, ela elimina a necessidade de armazenamento de dados duplicados, sendo assim mais eficiente. Portanto, os usuários podem controlar seus dados e sua identidade, além de decidir quem terá acesso a eles.

Como a Web 3.0 funciona

A Web 3.0 pode ser considerada uma das revoluções da internet, muito embora a experiência para o usuário final seja similar. O que muda, essencialmente, é o stack (uma combinação de ferramentas) de tecnologia por trás da infraestrutura.

Primeiro, a Web3 conta com uma série de pilares:

  • Aplicações descentralizadas;
  • Camada de apresentação;
  • Camada de interação blockchain;
  • Camada de rede.

Em geral, é uma rede mais robusta, que conta com recursos como:

  • Web semântica: o uso de IA para entender o que o usuário quer ou pretende fazer, com intuito de melhorar a experiência;
  • Web espacial e gráficos 3D: a criação de uma experiência de navegação mais realista e imersiva, indode encontro com o metaverso.
  • Criptomoedas e blockchain: uma das maneiras de descentralizar a rede é com uso de blockchain e de transações utilizando criptomoedas.
  • Conectividade ubíqua: aplicativos caracterizados pela conectividade onipresente graças à banda larga, 5G e IoT, que ajudam a acessar informações de vários dispositivos e não apenas do PC.

Além disso, vale ressaltar que as principais características da Web3 são resumidas em três pontos principais:

  • Descentralização: os dados são mantidos no blockchain em "blocos" e "nós" espalhados por uma vasta rede de computadores, o que significa que suas informações privadas de valor inestimável são seguras e privadas.
  • Tecnologia sem permissão (Permissionless Technology): você pode ingressar em qualquer rede sem pedir permissão. Não há necessidade de renunciar a sua privacidade ou realocar antes de usar um serviço.
  • Segurança: no geral, a Web3 é a versão mais segura da internet até hoje, já que os próprios usuários têm controle sobre suas informações — ou seja, não será possível para que aplicativos e "cookies" rastreiem seus dados a cada clique efetuado.

Web 3.0 e Web 2.0: conheça as principais diferenças

Embora a Web 3.0 e a 2.0 tenham origem semelhante, ambas pretendem resolver o mesmo propósito, ou seja, oferecer a melhor experiência para quem acessa a internet. No entanto, a versão 2.0 busca oferecer uma boa experiência de leitura e escrita de conteúdo. A tecnologia é centrada no conteúdo criado pelo usuário, publicado em mídias sociais e plataformas de rede, blogs e wikis, entre outros serviços.

É fundamentada no conceito de "a web como plataforma", com origem por volta de 2004, com a ascensão dos blogs. Por outro lado, a Web 3.0 se concentra na essência — em empoderar os usuários de forma individual.

A relação da Web 3.0 e blockchain

A blockchain é uma das tecnologias base para a Web3, sendo essencial para desenvolver o sistema descentralizado da nova internet.

A Web 3.0 usa a infraestrutura descentralizada do blockchain, permitindo que indivíduos e empresas tornem seus processos transparentes, o que proporciona um maior grau de poder do usuário.

Explicando em linhas gerais, a blockchain é basicamente um banco de dados que funciona como uma longa cadeia de informações. Cada bloco contém dados que não podem ser alterados após o upload e todos eles, uma vez criados, são considerados imutáveis. O que evita que eles sejam violados ou alterados é a sua natureza comunitária.

João Walter, Gerente executivo de Produtos e Soluções da Ascenty.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.