Com o propósito de tornar Curitiba uma referência no mercado internacional de software, 16 empresas da cidade criaram o Curitiba Offshore Center (CO). Idealizado em reuniões do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software no ano passado, a meta do centro é alcançar uma participação relevante nesse mercado.
A previsão é que daqui a um ano o mercado de offshore outsourcing movimente cerca de US$ 100 bilhões. Segundo Carlos Alberto Jayme, coordenador do comitê gestor do APL de Software de Curitiba, acriação do centro de offshore está alinhada com a missão do APL que é de fazer "o software de Curitiba ser reconhecido como de classe mundial".
Ele observou que muitas empresas locais e as captive centers (fábricas de software privadas, criadas por subsidiárias de multinacionais para atender encomendas de software de suas matrizes) fazem trabalhos redundantes de divulgação do potencial do Brasil e de Curitiba e o centro surge para as empresas participantes racionalizarem recursos e esforços atuando de forma cooperada, compartilhando escritórios no exterior e capacitação, por exemplo.
- Expansão de fronteiras