BI dá suporte à tomada de decisões no Hospital Mãe de Deus

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Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, o Hospital Mãe de Deus, fundado em 1979 e localizado em Porto Alegre, está entre as instituições de saúde do Brasil que mais crescem em qualidade e quantidade de serviços e produtos assistenciais oferecidos à comunidade. Reconhecida pela modernização de seus processos de gestão, a instituição tem faturamento anual superior a R$ 250 milhões e reinveste boa parte desse montante na qualificação profissional, ampliação dos projetos sociais e atualização tecnológica, tanto em equipamentos médico-hospitalares como em sistemas de gestão.
Em relação a este último quesito, o hospital apoia-se na plataforma de business intelligence (BI) da MicroStrategy, escolhida por meio de uma ampla pesquisa de mercado, para obter qualidade, acuracidade, transparência e agilidade no processo de disseminação de informações para suportar a tomada de decisões.
A necessidade de uma ferramenta de TI que pudesse auxiliar os gestores, surgiu em 1999, quando a instituição viveu um crescimento acentuado e passou a exigir informações mais qualificadas. Segundo o analista de BI do Mãe de Deus, Juliano Jorej, o primeiro projeto de business intelligence da instituição data daquela época. Um ambiente que foi atualizado em 2004 e, posteriormente, migrado para uma plataforma integrada.
"Até 2004 era a área de TI quem elaborava os relatórios. Eles eram processados em diferentes sistemas e demoravam muito tempo para ser concluídos", ressalta Jorej. "Em 2005, com o aumento da capacidade instalada de leitos de internação, o crescimento de outros serviços e a incorporação de novas tecnologias em saúde, surgiu a necessidade de um sistema integrado de informações, que fosse capaz de possibilitar, com agilidade, um cruzamento maior dos dados com várias dimensões de análise."
Esse foi o primeiro passo para a adoção da nova plataforma de BI. A ferramenta da MicroStrategy foi implantada em 2007 juntamente com o ERP MV2000, desenvolvido pela MV Sistemas. Jorej diz que isso ampliou conhecimento organizacional dos gestores.
Integração de sistemas
Nos dois primeiros anos de operação da ferramenta, Alexandre Grezzana, também analista de BI do Hospital Mãe de Deus, conta que a solução era centralizada no MV Portal, ferramenta que fornece conteúdos via web, por meio do qual, em 2009, todos os relatórios passaram a ser desenvolvidos diretamente no ambiente MicroStrategy. "Atualmente, são disponibilizadas análises da organização como um todo, desde as unidades produtivas até as áreas de apoio ao negócio", diz.
Para Jorej, o BI aperfeiçoa o processo de conhecimento informacional e contribui para o crescimento da inteligência de uma organização. "Onde houver mais dados disponíveis para análises, mais conteúdo será gerado e criticado, decisões de melhor qualidade serão tomadas e, a partir daí, novos conhecimentos surgem. O crescimento da inteligência organizacional é uma das melhores transformações que uma empresa pode experimentar, e o Hospital Mãe de Deus está passando por este ciclo", destaca.
Outro indicador, exclusivo para a análise de fechamento das contas hospitalares e que auxilia o gestor na compreensão da eficiência desse processo, por origem de atendimento e por tipo de conta, contribuiu para que, no ano passado, houvesse uma melhoria de 8% no encerramento das faturas em relação ao ano anterior. Além disso, o Hospital Mãe de Deus agora consegue avaliar o quanto a emergência e o centro cirúrgico contribuem direta e indiretamente na receita.
Para Reckziegel, um dos aspectos mais inovadores do projeto da instituição está no fato de a equipe de BI vincular-se à área de controladoria, que é responsável pelo desenvolvimento de todas as análises, relatórios e demais produtos gerados pelo BI. Além disso, esses profissionais trabalham em sintonia com três analistas que possuem conhecimento e experiência complementares na área da saúde, especialmente com foco econômico e financeiro. "Um fator importante é a proximidade e a ótima relação com as áreas de gestão médico-assistencial do hospital, o que possibilita compreender melhor a relação entre resultado assistencial versus resultado econômico e seus impactos na empresa", completa.
As informações são disponibilizadas para os principais gestores dos serviços do hospital, das áreas de apoio ao negócio, como suprimentos, RH, financeiro, faturamento, contabilidade, TI, hotelaria, call center, SAC, entre outras, e para os responsáveis por cada uma das especialidades médicas. A utilização da ferramenta é feita por meio do recebimento dos produtos criados e da análise de relatórios diversos. O outro formato é a disponibilização via intranet, no qual os usuários acessam diretamente as informações por meio de um link.
Projetos para o futuro
A instituição não revela a cifra investida na implantação da solução, mas, segundo André Reckziegel, gerente da controladoria, como ela analisa e monitora as baixas de estoques de produtos, o hospital conseguiu uma economia de mais de R$ 216 mil, de 2009 para 2010.
Para este ano, Jorej diz que planeja aumentar a capacidade instalada do BI, adotando uma plataforma 64 bits e iniciativas de mobilidade, com o MicroStrategy Mobile. Também está nos planos do hospital a expansão do uso da ferramenta em todas as unidades que compõem o grupo Mãe de Deus. Além disso, para suportar o crescimento da infraestrutura de BI e com objetivo de descentralizar a utilização da ferramenta, os principais gestores passarão por um treinamento, oferecido pela própria fornecedora.

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