A evolução da tecnologia permitiu que um grande número de pessoas pudesse executar os mais diversos tipos de trabalho diretamente de sua casa. No entanto, ter um home office também traz certos problemas, pois o indivíduo acaba sendo responsável por, praticamente, tudo que executa.
Além disso, deve otimizar ao máximo as suas atividades para, finalmente, conseguir dar conta do serviço. Para facilitar essa realidade, foram desenvolvidos alguns aplicativos que podem ser de extrema valia para esse tipo de profissional.
Quer descobrir quais são os melhores do mercado? Confira o texto a seguir e veja os apps ideais para quem trabalha de casa!
Google Drive: Documentos, Planilhas e Apresentações
O Google Drive é uma ferramenta essencial e indispensável para quem trabalha num home office. Ele permite que você crie e edite documentos, compartilhando com as pessoas que você bem entender.
É possível, inclusive, ver as edições de colaboradores ou de parceiros em tempo real! Também permite que você armazene tudo de forma segura e acesse de qualquer lugar, além de permitir pesquisas em seus drives com praticidade e rapidez. Não interessa se você trabalha sozinho, lida com clientes ou com parceiros: o Google Drive é fundamental para você.
Evernote
O Evernote vem ganhando muitos fãs nos últimos tempos e isso não é à toa: o aplicativo é um dos melhores gerenciadores de informações disponíveis no mercado. Com ele, é possível fazer anotações, criar listas e cadernos, fazer lembretes e manter todos os seus dispositivos sincronizados. Também permite acessar os seus documentos em tempo real, no local que você estiver!
Asana
Esse programa é perfeito para quem quer organizar a vida do seu home office. Ele permite a criação de projetos colaborativos e é uma ótima ferramenta para você que trabalha em casa, mas tem que manter contato constante com outros funcionários ou equipe.
A partir de sua interface simples e intuitiva, você pode dividir tarefas, delegar prazos e deixar claras as suas metas e as suas necessidades. O Asana unifica os profissionais e fornece uma lista de serviços úteis e necessários.
DropBox e Google Drive
O DropBox e o Google Drive já são uma realidade na vida de praticamente todo mundo. Ele permite que qualquer pessoa faça uma conta e coloque os seus arquivos, documentos e imagens em nuvem, ou seja, dispensa o uso de memórias físicas, como HDs e Pen Drives.
Isso permite uma segurança muito maior contra ataque de vírus e perdas de dados, com backups constantes e altíssima segurança em rede. A sua estrutura arranjada em pastas facilita a localização, esteja o usuário acessando de um computador, de um tablet ou até smartphone. No DropBox ficam disponíveis 2 GB de maneira gratuita, e para o Google Drive 15 GB gratuitos, para você utilizar da forma que melhor entender.
Skype e Google Hangouts
Tanto o Skype quanto o Google Hangouts são essenciais para quem trabalha de casa, pois permitem fazer ligações, videoconferências e chat com os seus colaboradores e clientes. Os custos são infinitamente mais baratos que os da telefonia fixa, com muitos serviços gratuitos e a possibilidade de interagir cara a cara com a outra pessoa pela câmera.
Ainda possui a vantagem de registrar as suas últimas ligações e mensagens, ou seja, você pode consultá-las para referência sempre que desejar. Uma vantagem do Google Hangouts é que nessa ferramenta permite a gravação das reuniões, facilitando assim o gerenciamento e verificações se nada foi deixado de ser dito. Esses são os melhores aplicativos para quem trabalha em home office.
Viu como eles possuem grandes funcionalidades e podem facilitar muito a sua vida, ajudando na execução de tarefas e otimizando as suas ações? Escolha os que mais combinam com você e sinta a diferença.
Cláudio Santos, CEO da Santo Digital.