O Ministério do Planejamento apresentou nesta terça-feira, 2, para cerca de 750 gestores e servidores públicos o programa para implantação da governança digital na administração pública federal. A proposta foi apresentada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, durante o "Seminário Diálogo Público – controle mais efetivo, mais benefícios para o cidadão", evento é organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
"Nosso modelo é baseado no conceito de governança digital criado pela Unesco. Vamos construir um documento, a Estratégia de Governança Digital (EGD), para ampliar o acesso à informação, melhorar a prestação de serviços eletrônicos e promover a participação social", explicou Heckert. Segundo ele, as ações de tecnologia da informação e comunicações (TIC) devem simplificar o trabalho dos servidores públicos para melhorar o atendimento ao cidadão.
A EGD terá validade para todos os 217 órgãos públicos integrantes do sistema e substituirá a "Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC)", anteriormente utilizado para alinhar as iniciativas de TIC às estratégias do governo federal. "Será uma estratégia construída a partir das prioridades finalísticas do governo, refletindo a necessidade de reposicionamento dos setores de TIC nos órgãos públicos", complementou o secretário.