FURNAS utiliza plataforma de inteligência artificial no combate à Covid-19

0

FURNAS utiliza plataforma de inteligência artificial no combate à Covid-19 Equipamento instalado na sede da empresa, no Rio de Janeiro, fará o reconhecimento facial e detecção de estado febril via imagem térmica dos colaboradores e visitantes FURNAS acaba de ganhar mais um reforço no combate à Covid-19.

A companhia instalou o primeiro totem em sua sede, no Rio de Janeiro, uma plataforma de inteligência artificial que, entre outras funcionalidades, fará o reconhecimento facial e aferição da temperatura corporal. Ainda em fase de testes, o projeto piloto será estendido às demais unidades da empresa posteriormente.

Inicialmente, a tecnologia será aplicada aos colaboradores que exercem funções essenciais de operação e manutenção e seguem atuando in loco para maximizar a garantia da execução destas atividades. No momento, 80% da força de trabalho está operando em regime de teletrabalho. "Usaremos a inteligência artificial a nosso favor. As informações que a tecnologia pode nos fornecer servirão para orientar os colaboradores e a equipe médica, sugerindo teletrabalho àqueles com risco Covid-19 intermediário e informando à equipe médica sobre colaboradores com alto risco. A plataforma também vai gerar alertas de sanitização de espaços físicos e auxiliará na tomada de decisão

, sugerindo momentos ideais para as ondas de retomada ao escritório físico e colaboradores a participarem das ondas sugeridas", explica Pedro Brito, Presidente interino e Diretor de Administração de FURNAS.

O equipamento é composto por totem de check-in com reconhecimento facial e detecção de estado febril via imagem térmica, para controle individualizado de entrada dos colaboradores e fornecedores; sistema automático de detecção de aglomerações usando imagens obtidas das câmeras de sua sede e sistema de pontuação Covid-19, em que serão definidos pontos atribuídos aos espaços físicos e aos colaboradores, baseando-se na detecção de aglomerações e no cruzamento de dados de sintomas reportados ou observados e hábitos, indicando riscos de contágio.

A tecnologia com foco em inteligência artificial e visão computacional foi desenvolvida pela Cyberlabs.Ai, especializada em soluções inovadoras para grandes empresas. Com base nestes dois atributos, a empresa criou uma plataforma web que utiliza imagens de câmeras para extrair informações gerenciais e dados relevantes para a operação. "O objetivo do sistema de gestão de risco do Covid-19 é proteger os colaboradores, garantir a execução das tarefas essenciais da nossa economia, com segurança, e uma retomada responsável das atividades. O mais moderno em imagens térmicas, visão computacional e aprendizado das máquinas estão aplicados nessa solução. FURNAS se coloca como uma impulsionadora da Inteligência Artificial para resolver problemas reais do nosso país.", diz Marcelo Sales, Co-Fundador e CEO da CyberLabs.

Desde o início da pandemia, FURNAS já adotou mais de 50 iniciativas para o enfrentamento ao coronavírus, incluindo aquisição de materiais para prevenção, serviços, testes e tecnologia. "Além de ajudar no combate à pandemia, o investimento em inovação é fundamental para manter e perpetuar os negócios da empresa com a maximização de valor para todas as partes envolvidas. O uso de inteligência artificial irá complementar a atuação humana, auxiliando na tomada de decisões", conclui Pedro Brito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.