O código-fonte do sistema operacional desenvolvido em plataforma Linux para ser utilizado nos telecentros comunitários já está disponível na página de internet do Ministério das Comunicações. Agora a ferramenta passa a ser de domínio público e qualquer pessoa pode utilizá-la para desenvolver outros sistemas livres.
"É mais um sistema operacional desenvolvido em plataforma livre que contribui para a universalização da política pública de inclusão digital do governo federal", explicou Carlos Paiva, coordenador-geral de projetos especiais do ministério.
Além de atender a uma exigência do edital nº 025/2007, que licitou equipamentos de informática, audiovisuais e mobiliários para a montagem de 6,2 mil telecentros públicos em todo o país, a liberação do código-fonte servirá para que os interessados no novo pregão, já em andamento no Ministério das Comunicações para adquirir mais 15 mil kits para telecentros, possam testar o sistema operacional em suas máquinas.
De acordo com Paiva, os equipamentos de informática dos novos telecentros também deverão utilizar o sistema operacional dos telecentros atuais.
Durante a audiência pública que discutiu os termos do edital da nova licitação, em 23 de junho, a coordenação do programa distribuiu DVDs com cópias do sistema operacional para que pudesse ser testado por interessados no pregão.
"Como o sistema operacional já foi adquirido no pregão anterior, em tese, o uso do mesmo sistema nas máquinas do próximo pregão pode reduzir os custos da expansão do programa", comentou Paiva.
- Inclusão digital