O Ministério das Comunicações e a Telecom Italia assinam nesta sexta-feira, 3, um termo de cooperação técnica que tem como objetivo fixar diretrizes no âmbito das telecomunicações para a gestão de crises provocadas por calamidades públicas, como enchentes e cheias.
O contrato será assinado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o presidente do grupo Telecom Italia, Gabriele Galateri, membro do conselho de administração da TIM Participações, em Belo Horizonte. O encontro contará também com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise.
"A idéia é que o Brasil possa colocar imediatamente em operação o sistema de telefonia, fixa e móvel, em caso de calamidades, como enchentes e outros fenômenos da natureza. Os italianos têm expertise no assunto e estão dispostos a colaborar conosco", disse Hélio Costa.
De acordo com o termo técnico, o governo brasileiro e a companhia vão promover pesquisas e verificar as práticas internacionais na área de gestão, analisando os últimos fenômenos climáticos ocorridos no Brasil, recentemente, como as enchentes em Santa Catarina e no Norte do país, a fim de estabelecer uma rede de conexão segura para situações de emergência. "Temos muito a fazer e o Brasil precisa estar preparado", disse o ministro das Comunicações.
Depois de ser publicado o termo técnico no Diário Oficial da União, na próxima semana, o Ministério das Comunicações editará portaria convocando grupo de trabalho para subsidiar a elaboração da regulação de telecomunicações aplicada à gestão de crises decorrentes de calamidades públicas. Esse grupo incluirá técnicos de outras operadoras de telefonia, especialistas e representantes do governo.
- Acordo contra calamidades