A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara vai realizar na próxima terça-feira, 7, audiência pública para discutir os problemas que levaram às recentes panes ocorridas na rede da Telefônica, que afetou tanto os clientes do serviço de acesso à internet em banda larga Speedy quanto da telefonia fixa.
Em seu requerimento para a realização da audiência, o deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), destaca que o problema tem se mostrado recorrente, e que "a interrupção na comunicação eletrônica é de tal ordem prejudicial, que, além de gerar incomensuráveis prejuízos financeiros aos cidadãos e às empresas, pode colocar em risco a vida de pessoas no caso dos serviços de saúde".
De acordo com o presidente da comissão, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), é importante avaliar a confiabilidade das redes de telecomunicações que se tornam cada vez mais essenciais para a vida da sociedade brasileira, e cobrar das operadoras os investimentos necessários para garantir a segurança dos serviços prestados nas diversas áreas.
Foram convidados para o debate o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg; o diretor-executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), Roberto Pfeiffer; o ouvidor da Anatel, Nilberto Miranda; e o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). As informações são da Agência Câmara.
- Sob fogo cerrado