A Mundial Logística, empresa especializada em operações de logística, investiu R$ 1 milhão em um projeto para aperfeiçoar a gestão de estoque e melhorar a eficiência operacional no atendimento aos clientes. Os recursos foram aplicados na compra de infraestrutura, como servidores, sistemas de armazenamento (storage), links de internet e aparelhos RFID (identificação por radiofrequência), além de na aquisição da solução para gestão de depósito WMAS, da Store Automação, para substituir o sistema anterior.
"Em razão do crescimento da organização e das exigências de nossos clientes, concluímos que seria mais vantajosa a aquisição de um software com todos os controles agregados, em vez de dedicar tempo ao desenvolvimento de uma ferramenta própria", diz Andréa Longhini, coordenadora de qualidade da Mundial Logística.
O sistema será utilizado na gestão do estoque de cinco armazéns da empresa e já foi implantado em quatro deles, sendo que no armazém de Recife, que está em fase final de implantação, a ferramenta deve entrar em operação em cerca de dois meses.
Segundo o gerente de operações da Mundial Logística, Gerson Rocha, o projeto piloto do novo sistema levou cerca de sete meses. A conclusão do projeto piloto ocorreu em março, assim como o treinamento aos usuários, que envolveu os responsáveis pelos processos de entrada e saída das mercadorias no armazém, faturamento, operações e TI, além dos trabalhos de implantação, consultoria e suporte.
Com a solução, a Mundial espera obter ganhos como agilidade, precisão na análise das informações sobre estoque e redução de custos. Rocha enfatiza que os primeiros resultados só poderão ser aferidos daqui cerca de seis meses. "Após um ano da solução devidamente implantada, esperamos obter uma redução nos custos de cerca de 30%", disse o executivo.
- Modernização