As vendas mundiais de appliance de segurança (sistema que combina hardware e software para proteção de dados) atingiram US$ 1,9 bilhão no primeiro trimestre, o que representa uma elevação de 9,7% em relação ao mesmo período do ao passado. De acordo com a IDC, este é o oitavo período consecutivo de alta, que também é observada no número de dispositivos embarcados. Ao todo, no período, as remessas totalizaram 511.220 appliances, um crescimento de 12,9% na mesma comparação.
Todas as regiões apresentaram crescimento de dois dígitos nas vendasde appliance de segurança, com exceção da Ásia-Pacífico. A Europa registrou 39,3% de alta no número de unidades vendidas, enquanto os Estados Unidos tiveram crescimento de 16,2% na receita, principalmente com firewalls top de linha e sistemas de prevenção de invasões.
“O aumento na complexidade da segurança de TI, somada ao cenário crescente de ameaças, tem o potencial de causar danos significativos nas operações e perda de dados sensíveis”, explica o analista sênior de pesquisa da IDC, Ebenezer Obeng-Nyarkkoh. “Por isso, os produtos de segurança estão se expandindo rapidamente em outras regiões menores, onde a demanda é cada vez maior”, completa.
Ainda segundo a IDC, o mercado hoje está concentrado nas mãos de cinco fabricantes – Cisco, Check Point, Juniper Networks, McAfee e Fortinet, com respectivamente 18,4%, 12,7%, 8,1%, 6% e 5,5% de participação de mercado, de acordo com a receita acumulada no período. Ou seja, juntas, elas concentraram mais de 50% do mercado. O destaque ficou por conta da Check Point, cujo desempenho foi 25,9% superior em relação ao mesmo período de 2011. O resultado da Fortinet, na quinta colocação no ranking, também foi positivo com 24,2% de aumento na mesma comparação. A Juniper foi a única a registrar crescimento abaixo de um dígito, com 0,8% de alta.
Segmentos de mercado
Dentre os segmentos de mercado, o de firewall/VPN foi o que registrou maior elevação na receita, com 23,3%, e respondeu por 28,3% do total do mercado de appliance de segurança no primeiro trimestre. De acordo com a IDC, isso ocorreu em grande parte porque a Cisco registrou sólido crescimento e o produto SRX, da Juniper, teve boa aceitação no mercado, apesar de falhas no portfólio da companhia. A gestão unificada de ameaça (UTM, na sigla em inglês), representou 28,5% do mercado no período, graças à expansão de 12,2% na comparação trimestral anual.
Já o segmento de gestão de conteúdo teve desempenho mais modesto, com 5,3% de crescimento na mesma comparação, o que resultou uma queda de participação no mercado de appliance de segurança para 17,7%. VPNs independentes foi a única área com queda em relação ao primeiro trimestre do ano passado (10,2%), respondendo por 7,9% de todo o mercado.