Minicom divulga a lista dos 80 municípios selecionados para projeto-piloto

0

O Ministério das Comunicações divulgou a lista dos 80 municípios selecionados para o projeto-piloto Cidades Digitais, que receberá investimento de R$ 40 milhões do Governo Federal. Um dos principais requisitos do programa era selecionar projetos de cidades que estejam a pelo menos 50 km do backbone da Telebras ou de outra operadora e tenham baixo índice de desenvolvimento econômico. Além disso, foram priorizados os municípios do Norte e do Nordeste (61%), embora municípios de todas as regiões tenham sido contemplados.

De acordo com a secretária de Inclusão Digital do Minicom, Lygia Pupatto, o próximo passo é a contratação das integradoras responsáveis pela implantação do anel ótico em cada cidade. O edital sairá até julho e a expectativa da secretária é de que a escolha das empresas seja realizada até dezembro. Lygia explica que será uma contratação regional, sendo que o Centro-Oeste, onde foi escolhida apenas uma cidade, provavelmente entrará junto com outra região. Além da implantação da rede, as integradoras deverão garantir manutenção dos equipamentos por três anos e treinar os funcionários designados pela prefeitura por seis meses. O projeto do Minicom prevê a interligação dos prédios públicos e ainda a disponibilização de um ponto de acesso coletivo e um hotspot de acesso público.

Além da infraestrutura, o projeto do Minicom também compreende a disponibilização de quatro aplicativos para as prefeituras. Até o final de julho, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento escolherá a companhia responsável pela customização, instalação e treinamento de uso dos softwares.

Lygia Pupatto afirma que as 80 cidades selecionadas têm condições de manter o projeto funcionando ao final dos três anos do contrato com a integradora. "Um dos itens (para a escolha) foi a capacidade de fazer parceria com provedores locais para a manutenção dessas cidades". Embora todas as cidades estejam a menos de 50 km do backbone da Telebras, o link de Internet poderá ser contratado de qualquer fornecedor e será custedo pela prefeitura.

Eleição

A secretária descartou qualquer beneficiamento de cidades adminstradas por prefeitos do PT. "Nosso critério foi absolutamente técnico". Segundo ela, no início do processo hove a preocupação de um eventual uso político do projeto, uma vez que ele seria lançado em ano de eleições municipais. "Fizemos muito essa avaliação de lançar esse ano o edital ou não. Mas são só 80 cidades e o projeto só vai ficar pronto depois das eleições", explica ela.

Confira aqui a lista das 80 cidades selecionadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.