Governo federal atinge marca de três mil serviços digitalizados

1

O Governo Federal atingiu a marca dos 3 mil serviços totalmente digitalizados. Hoje, há pelo menos um caminho inteiramente on-line para que o cidadão realize solicitações, acompanhe o andamento e obtenha a resposta. O Auxílio Emergencial e a Prova de Vida digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são alguns dos principais exemplos de serviços digitalizados durante a pandemia da Covid-19 e que vem beneficiando massivamente a população. O PIX, do Banco Central, é outro destaque, que popularizou ainda mais essa política pública.

"No Estado brasileiro, transformação é tirar o papel, é fazer acontecer", destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, ao defender a aceleração da digitalização dos serviços públicos. "Hoje, quase 70% de todos os 4,3 mil serviços do governo já são digitais. Nossa meta é atingir os 100% até o final de 2022, permitindo, assim, que possamos entregar aos cidadãos serviços de forma cada vez mais rápida e totalmente segura", complementa.

Para acelerar ainda mais a transformação digital, foi lançado em março deste ano o programa Startup gov.br, que já começa a apresentar os primeiros resultados. O Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), do Ministério da Infraestrutura, por exemplo, é um serviço que beneficia a categoria dos caminhoneiros em todo o país e que começa a funcionar com a participação de equipes do programa. São times multidisciplinares com esforços focados nos projetos digitais de grande impacto no poder público, aplicando metodologias ágeis de trabalho e entregas mensuráveis.

Há equipes do Startup gov.br atuando nas mais diversas frentes, como regularização fundiária, transportes, assistência social e educação, além da identificação digital, hoje realizada pelo aplicativo do Gov.br.

"O aplicativo é muito fácil de usar e bastante seguro. Através dele realizei minha prova de vida do INSS este ano pelo celular, de forma fácil e rápida, no conforto da minha residência", conta o aposentado Dornelles Williams de Oliveira Lourenço, 67 anos, de Goiânia. "Espero que a cada dia sejam incluídos novos serviços, o que vai ser muito útil, facilitando a vida de todos e economizando tempo. Da minha parte, só tenho a recomendar a utilização do aplicativo", declara.

107 milhões no Gov.br

Hoje, mais da metade da população brasileira já é usuária da plataforma do governo federal, o Gov.br – mais precisamente 107 milhões de pessoas. Em janeiro de 2019, o número de usuários era de 1,8 milhão.

"A transformação digital é hoje uma prioridade no governo federal e estamos avançando muito rapidamente", avalia Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia – órgão central da transformação digital do governo. "Estou certo de que o desafio ainda é gigante, pois o brasileiro espera e merece muito mais", conclui o secretário.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para Governo federal atinge marca de três mil serviços digitalizados Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.