A Dell anunciou nesta quinta-feira (2/8) a compra, por US$ 340 milhões, da ASAP Software, fornecedora de ferramentas de gerenciamento de inventário de software. Os softwares da empresa registram a configuração dos PCs e servidores, e também fazem um inventário de todos os sistemas de TI usados por uma empresa.
De acordo com a fabricante de computadores, a aquisição ajudará a melhorar suas ofertas para grandes companhias e organizações do setor de governo, com ferramentas que podem ser usadas para gerenciar sistemas e monitorar uso para reduzir custos e a complexidade da TI.
Segundo os especialistas, a Dell há muito tempo presta serviços de TI, mas nunca realmente concentrou o foco nessa área, na qual tem como suas principais rivais a HP e a IBM. Agora, com a compra da ASAP, isso deve mudar, e também em decorrência aquisição, em julho, da r Silverback Technologies, fornecedora de sistemas de gerenciamento remoto.
A ASAP, que emprega cerca de 600 pessoas e mantém escritórios regionais na América do Norte e na Europa, é a quinta aquisição da Dell e a terceira empresa do setor de serviços comprada em seus 23 anos de existência. Em 2002, ela adquiriu a Plural, como uma maneira de ingressar nesse segmento. Mas, desde então, evitou todas as aquisições até que em 2006 comprou a fabricante de PCs high-end Alienware, numa clara preferência por empresas de computadores para manter o seu crescimento orgânico. Nos últimos tempos, porém, vem passando a direcionar o foco para as empresas de serviços.