NCR está expandindo sua atuação na área de serviços para o mercado financeiro e para as redes de varejo como provedora de serviços de gestão de operação, manutenção e performance de dispositivos em rede multivendors, como ATMs, terminais Point of Sales (POS), servidores, roteadores etc. Com essa estratégia, deixa de prestar serviços apenas para seus próprios produtos.
Para atender esta demanda, a NCR oferece o Aptra Vision, comercializado no modelo de software como serviços (SaaS, na sigla em inglês). "O sistema melhora a disponibilidade da rede de ATMs ou POS como um todo e, consequentemente, o serviço para o cliente final", afirma Luis Sanches, diretor de Customer Services da NCR.
A plataforma garante desempenho da rede, ao identificar de problemas técnicos a questões mais delicadas envolvendo hardware e software. Com isso, os clientes melhoram significativamente o tempo de disponibilidade de seus terminais. No caso dos bancos, por exemplo, Sanches chama a atenção para a indisponibilidade dos caixas eletrônicos nas agências. "Ainda é comum vermos vários ATMs fora de serviço numa agência bancária. Isso tem levado as empresas a investir na gestão desses equipamentos devido ao alto custo do equipamento parado".
No comando da área de Serviços a Clientes desde dezembro último, Sanches lembra a dificuldade de as empresas de TI ofertarem serviços que não estejam necessariamente ligados aos seus produtos e soluções. "Normalmente, a oferta de serviços em empresas de tecnologia está associada ao produto, restringindo-se à instalação, reparo e suporte", detalha o executivo ao ressaltar a mudança de foco. "O que mudou na oferta de serviços da NCR foi o foco, que agora é aberto para atender o que os clientes demandam e não necessariamente o serviço standard da NCR".
Apesar de a empresa investir na comercialização do sistema Aptra Vision, o serviço oferecido para o mercado financeiro e para redes de varejo, não precisa estar vinculado à aquisição do software. Um projeto conquistado recentemente comprova este posicionamento.
Como provedora de serviços em redes multivendors, a NCR conquistou 70% de um projeto de tecnologia de transformação de agências de um grande banco no Brasil. A disputa aconteceu em dezembro último em um leilão online. "O cliente está transformando várias agências em visual novo e a NCR faz a gestão de tecnologia, neste caso, envolvendo ATMs, servidores, computadores e demais dispositivos conectados à rede de diversos fabricantes", explica Sanches.
- Ampliar horizontes