A Apple manteve sua liderança no mercado mundial de tablets no segundo trimestre, ao vender 17 milhões de equipamentos, sendo responsável por 68,2% do market share, de acordo com dados da IDC. Segundo a consultoria, as vendas de tablets cresceram 66,2%, saltando para mais de 25 milhões de unidades em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando foram embarcados 15 milhões de equipamentos.
O sólido crescimento da Apple no mercado se deu após o lançamento do novo iPad em março, o que levou a companhia a superar o recorde de vendas anterior, no quarto trimestre do ano passado, quando vendeu 15,4 milhões de unidades. Segundo o analista Tom Mainelli, embora a procura pelo iPad venha desacelerando nos mercados maduros, tem crescido em outras regiões do mundo.
Na segunda posição do ranking está a Samsung, com quase 2,4 milhões de tablets vendidos e 9,6% de participação no mercado. Comparado com o mesmo período do ano passado, a fabricante sul-coreana registrou um expressivo crescimento de 117,6%.
Em seguida aparecem a Amazon, com 5% de market share; a Asus, com 3,4%; e Acer, com 1,5%. Os demais fabricantes, somados, aparecem com 12,3% do mercado.
Ainda de acordo com a IDC, o mercado de tablets deve continuar aquecido neste ano. "Além de novos produtos importantes da Amazon e da Apple, também podemos esperar um afluxo de tablets baseados no Microsoft Windows 8 e RT, que chegarão no fim de outubro", afirmou Bob O'Donnell, vice-presidente de clientes e displays da consultoria.