A IBM anunciou na quarta-feira, 1°, que foi concluída a primeira parte do pagamento pela venda de sua unidade de soluções para lojas de varejo (RSS na sigla em inglês) à Toshiba Tec, por US$ 850 milhões. O acordo, anunciado no dia 17 de abril, prevê que parte do pagamento seja feito com dinheiro do caixa da companhia e parte seja obtida por meio de empréstimos bancários.
Segundo a companhia, cerca de 500 funcionários da IBM RSS estão sendo incorporados às subsidiárias da nova empresa no Japão, criada a partir da transação, localizadas nos Estados Unidos, Canadá, México e Austrália. A nova companhia, Toshiba Global Commerce Solutions, será responsável por toda a operação global das soluções adquiridas, incluindo desenvolvimento, pesquisa e manutenção nas lojas.
"Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de combinar os pontos fortes de dois respeitados líderes de TI, e estamos ansiosos para oferecer soluções e uma inovadora loja de varejo à clientela global”, disse em comunicado Steven D. Ladwig, CEO da Toshiba Global Commerce Solutions.