Quando você pensa em tecnologia, o que vem imediatamente à sua mente? Por acaso você pensou no seu assistente de voz? Seu smartphone? Ou no smartwatch que mede sua condição de saúde, seus passos e ainda exibe outras notificaçõs dos inúmeros apps que você usa?
Geralmente, esses são os primeiros pensamentos da maioria das pessoas que lêem a pergunta.
Mas não foi sempre assim…
Se pararmos para pensar, a tecnologia tem sido a engrenagem que nos obriga a evoluir como espécie. A humanidade apenas teve sucesso no desenvolvimento da sociedade porque, desde muito cedo, o ser humano entendeu que ao desenvolver objetos simples, que o ajudavam a executar tarefas do dia a dia, a vida dele se tornarva mais simple e muito mais fácil (além de menos perigosa). Ou seja, o fato de usar um galho para colocar a caça no fogo, ao invés de usar a mão, é a tecnologia surgindo em seu formato mais rudimentar.
Ainda somos fundamentalmente a mesma espécie humana de antes e o que diferencia o nosso passado do presente é tudo que a tecnologia nos permitiu ser e ter.
Ao extrapolarmos o argumento para o mundo dos negócios, é fácil perceber que o mundo corporativo entendeu isso bem rápido.
As organizações sabem que para atender mais e melhor, expandir operações globalmente, tornarem-se mais eficientes e produtivas, fornecendo acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, tanto a serviços quanto produtos, a tecnologia não só era essencial, como também a plataforma para alçarem voo.
E aí, nessa jornada evolutiva, surge a ideia de automação, que é usar a tecnologia para realizar muitas das tarefas que os colaboradores faziam manualmente. Ter um humano repetindo uma tarefa por horas e horas nem sempre é algo que levará o negócio ao sucesso, tampouco motivará quem estiver executando, porque cometemos erros, cansamos, fazemos pausas e adoecemos. Quando se automatiza, é possível melhorar a produtividade e eliminar inconsistências, pois as máquinas são excelentes em fazer a mesma tarefa repetidamente, sem erros e sem reclamar.
A automação pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, como:
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- Gerar aumento da produtividade em geral – quando se automatiza um fluxo de trabalho, robôs de software podem aumentar a capacidade de uma equipe de trabalho em 50%. Ao mesmo tempo, eles podem trabalhar mais rápido, reduzindo o tempo de processamento de dados em mais de 30%. Com nível baixo e tarefas de back-office divididas entre humanos e robôs, é possível facilmente fazer mais com o mesma quantidade de tempo e sem aumentar o investimento.
- Melhorar a segurança dos dados empresariais – uma das principais preocupações em relação ao uso potencial de ferramentas de automação diz respeito ao seu impacto no risco operacional. Vazamentos de dados e violações já são familiares e a administração pode ter preocupações sobre a segurança de tais sistemas. Porém, em negócios com regulamentações rígidas de dados pessoais, o uso de automação fornece oportunidades benéficas para reduzir o número de toques humanos que as empresas exigem para processar informações pessoais. Assim, com a redução da necessidade por dados confidenciais, os processos e auditorias de governança tornam-se mais simples, além do risco ser extremamente reduzido.
- Produção de dados para análises importantes: você não sabe o que não sabe, pelo menos até começar a coletar dados granulares sobre a eficiência do processo, graças aos seus novos robôs. Em muitos casos, o uso da automação contribui para a identificação de lacunas de processo e áreas onde há espaço para melhorias. Essas lacunas indicam insuficiência tanto de recursos humanos, quanto de software. Além de revelarem a necessidade de automação inteligente avançada que vai além do software RPA básico.
- Melhor atendimento ao cliente: a automação tem uma presença cada vez maior no atendimento ao cliente, especialmente no processamento de linguagem natural, alimentado por IA. No entanto, os principais benefícios decorrem da redução do envolvimento dos funcionários em tarefas repetitivas. Esta área possui um processo de alta manutenção e comprometimento, que requer tempo e atenção dos funcionários. Ao eliminarem rotinas administrativas, a equipe pode se dedicar exclusivamente aos clientes. Os períodos de resolução de chamados melhorarão e a satisfação geral do cliente com a empresa aumentará.
Sempre que nossa sociedade enfrenta uma enorme transformação tecnológica, como a que a automação representa, a tendência é que as pessoas sintam medo. Neste caso, inequivocamente, é o medo de perder o emprego. Estudos recentes demonstram que a automação pode substituir mais de 60% dos processos de trabalho "Baseados no Homem", isso significa que enfrentaremos um desemprego massivo, certo?
Fundamentalmente errado! Durante a Revolução Industrial, as pessoas ficaram completamente desalentadas, acreditando que as máquinas substitiuiriam sua força de trabalho e, com isso, não teriam mais função social, tanto no campo, quanto na cidade.
De fato, fazendas, indústrias e prestadores de serviços se tornaram muito mais eficazes e produtivos com seus novos equipamentos. No entanto, as pessoas não perderam seus empregos. Pelo contrarário, a tecnologia transformou seus empregos, e uma nova classe de trabalhadores foi criada, muito mais especializada e, por efeito, mais bem paga. A produtividade sempre traz novas oportunidades.
Temos exatamente a mesma oportunidade agora, a automação é um poderoso transformador de processos e já é uma realidade inevitável. Isso porque ela desbloqueia a capacidade de empresas a fazerem mais, sendo um grande impulsionador do crescimento nos negócios modernos, como meio ambiente por exemplo. As empresas poderão ter seus funcionários muito menos alocados em tarefas repetitivas e mais focadas no desenvolvimento de produtos, pesquisa, inovação e melhor serviço para clientes.
No artigo a seguir desta série, quero discutir dois tópicos com você:
- o papel de governos, centros acadêmicos e indústria no processo "educativo" do mercado
- como criar um roteiro que irá ajudá-lo com todos os desafios que você pode enfrentar em sua jornada para se tornar uma empresa pronta para #IntelligenceAutomation.
Petter Dalén, General Manager Americas da Laiye.