Que a virtualização veio para ficar, quase ninguém mais duvida. O que ainda inibe o seu avanço em larga escala nas corporações é a falta de confiança de grande parte delas em relação aos reais benefícios e quanto à flexibilidade de um ambiente virtualizado. De acordo com um estudo da HP, apenas 30% de seus clientes estão satisfeitos com a tecnologia de virtualização. A razão principal desse descontentamento é a falta de um gerenciamento isolado. "Quando se muda a máquina, tem de se mudar tudo", diz Silvio Maemura, diretor de software da HP Brasil, ao ponderar o motivo da queixa dos usuários.
A pesquisa aponta ainda que 86% das empresas que aderiram a esse conceito esperam virtualizar apenas 25% de seus ambientes tecnológicos até 2012. É com base nesse cenário, ou seja, de auxiliar às empresas no gerenciamento de ambientes virtualizados, que a HP anunciou o lançamento de duas soluções, a Business Service Management (BSM) e IT Service Management (ITSM), que vêm completar o framework HP Insight Dynamics –VSE, anunciado em maio passado e que reúne um conjunto de softwares para analisar e otimizar recursos físicos e virtuais da infra-estrutura de TI. "A estratégia é excluir a parte técnica e assim, aproveitar melhor o produto", afirma Maemura.
De acordo com o executivo, a solução contempla também o serviço de gerenciamento, que poderá ser adquirido ou não pelas empresas. "Isto dependerá da maturidade de cada negócio", diz Maemura, observando que enquanto muitos ainda pensam em implantar a virtualização outros já estão na fase de busca de controle e dinamismo. "O monitoramento garantirá a otimização da infra-estrutura e alocação de mais máquinas à virtualização, que ficará padronizada", afirma ele.
Apesar de atenderem a diversos segmentos da economia, o alvo principal das duas soluções, segundo o executivo, são os setores de telecomunicações e financeiro que, por serem os maiores usuários de tecnologias inovadoras, devem ser os mais interessados nesse tipo de oferta, já que necessitam de ambientes mais robustos e integrados. "As empresas que mais fazem aquisições também são potenciais usuárias da solução", diz Maemura.
O BSM e ITSM permitem a integração com ferramentas da IBM, Microsoft, Citrix e outras do mercado.