Seguindo a estratégia de ampliar sua participação no mercado de chip para dispositivos móveis, a Intel anunciou nesta terça-feira, 2, a compra da OpenedHand, desenvolvedora britânica de sistemas operacionais para handhelds baseado em Linux. O valor da transação não foi revelado, mas a confirmação do negócio veio com um comunicado postado o website da OpenedHand.
Na nota, a empresa afirma que está "ansiosa" para trabalhar com a gigante do chip. "A equipe da OpenedHand vai se juntar ao Intel Open Source Technology Centre e terá como foco o desenvolvimento da plataforma de software Moblin, que tem como função otimizar a área da memória onde os dados são armazenados nos processadores Intel Atom."
Ainda de acordo com o comunicado, os profissionais da OpenedHand continuarão o desenvolvimento dos projetos em andamento. A Intel, por sua vez, declarou que vai manter os projetos de código-fonte aberto liderados pela empresa britânica, tais como os projetos Clutter e Matchbox, e na maioria dos casos irá acelerá-los como se fossem parte integrante do desenvolvimento do Moblin.
No mês passado, ABI Research divulgou um estudo no qual aponta o Linux como o sistema operacional que ficará com a parte do leão do mercado de dispositivos móveis para a internet –
maiores do que um telefone celular e menores que um laptop.
Intel já vem investindo nessa área através da criação de projeto Moblin baseado em Linux, para o desenvolvimento desses dispositivos.