OAB-SP vai debater adoção do processo eletrônico no país

0

As novas tecnologias da informação e comunicação já são uma realidade no judiciário brasileiro e têm alterado profundamente a ciência processual e os trâmites dentro dos tribunais. Para discutir essas transformações e os prós e contras da informatização do sistema judiciário, bem como os meios que estão sendo adotados para prevenção dos riscos de fraudes em sentenças, a Comissão de Direito na Sociedade da Informação da OAB-SP realizará, na próxima semana, uma mesa-redonda com algumas das maiores autoridades no assunto do país.

O desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Antônio Pessoa Cardoso, fará a abertura do evento, e o mediador dos trabalhos será o juiz Ronaldo Alves de Andrade, professor de mestrado da FMU e da Escola Paulista de Advocacia (Iasp).

Para o desembargador, a implantação do processo eletrônico é absolutamente necessária para que se possa obter maior agilidade e eficácia nos processos judiciais. Ele lembra que "quando os automóveis foram criados, muitos não aprovaram, defendendo a volta das carruagens, pois diziam que os automóveis não eram seguros. Hoje em dia o carro é indispensável na vida da sociedade".

Maia Filho também defende o novo sistema e afirma que "apesar de muita resistência de alguns, a modernização dos processos judiciais é inevitável". O encontro pretende discutir ainda as vantagens e dificuldades encontradas pelos tribunais que já adotaram ao novo sistema, e como estão sendo tratadas as ameaças virtuais que possam comprometer a lisura dos processos após sua informatização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.