Senado libera acesso a redes sociais

0

O Senado Federal liberou o acesso a redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, para todos os cerca de 6 mil terminais que compõem a rede interna da Casa. A determinação foi publicada no dia 31 de agosto, no Ato 14 de 2011, assinado pelo primeiro secretário, Cícero Lucena (PSDB-PB). Até então, o acesso à maioria das redes sociais era bloqueado na rede e só era liberada com justificativa das chefias. Um exemplo de situação desse tipo foi a necessidade de uso durante a CPI da Pedofilia.
Entretanto, as pessoas que têm acesso à rede – senadores, servidores efetivos e comissionados, empregados de empresas prestadoras de serviço e estagiários, além de eventuais usuários externos, como jornalistas que trabalham nas dependências da Casa – estão sujeitos às normas definidas pelo ato, que "pressupõe a adoção de comportamento ético" no uso da rede interna para acesso à internet.
Caso a determinação seja quebrada, o usuário está sujeito a interdição de uso da rede, também definida no Ato da 1ª Secretaria, órgão responsável pela administração do Senado. Continua proibido o uso da rede para acessar conteúdo pornográfico de qualquer espécie, jogos on-line, download ou upload de programas ou produtos protegidos por direito autoral, envio de spam, além de para disseminação de calúnias e distribuição de vírus.
Unidades administrativas podem pedir o bloqueio do acesso de seus servidores a sites que considerarem indesejáveis ou o desbloqueio se houver necessidades especiais. A 1ª Secretaria determinou ainda que o Senado mantenha registro dos acessos à internet por 180 dias. O descumprimento das normas pode levar à suspensão do acesso e até configurar infração funcional, dependendo da gravidade. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.