Com que busca eu vou? As diferenças entre Google Search Appliance e Google Site Search

0

Gigante da web, o Google levou sua lógica de pesquisa da Internet para o ambiente corporativo. A empresa sabe que um sistema de busca eficiente é o sonho de muitas organizações. Assim, diversas soluções enterprise surgiram para atender essa demanda. Entre eles, o Google Search Appliance (GSA) e o Google Site Search (GSS).

Porém, qual dos dois é o mais adequado para instituições? Ambos possuem processos semelhantes (com a indexação de documentos e apresentação em poucos segundos com a digitação de palavras-chaves), mas existem diferenças essenciais que devem ser levadas em conta antes de realizar a integração dos dois recursos. Confira:

Físico x nuvem

O termo appliance significa equipamento. Logo, o Google Search Appliance possui uma máquina discreta e que deve ser conectada aos sistemas de informações das corporações. Já o Site Search funciona na nuvem, sendo hospedado pelo próprio Google. Portanto, o primeiro requer um trabalho mais cuidadoso para a integração, enquanto o segundo não demora nem um dia para estar em funcionamento.

Público x privado

O GSS apresenta resultados apenas com informações públicas e não trabalha com dados que necessitam de permissões de acesso. Logo, é indicado para operar como sistema de busca em sites e portais com muitos conteúdos, terceirizando o tráfego de busca para um serviço na nuvem. O GSA, ao contrário, possui a inteligência de entrar em sistemas diversos e indexar documentos privados – desde que seja integrado para isso. Assim, ele serve bem à procura de documentos dentro dos bancos de dados, servidores de arquivos e sistemas de informações de cada companhia. Além disso, é possível usá-lo para servir conteúdos públicos e privados, seguindo todas as regras de permissionamento de usuários da empresa.

Externo x Interno

O Site Search atende principalmente o público externo da organização, como vendedores, clientes, parceiros e usuários que entram nas páginas para procurar informações sobre determinado assunto. Já o Google Search Appliance é voltado para o público interno, composto por colaboradores e diretores, permitindo melhora da produtividade e economia de tempo com pesquisas ineficazes.

Nas vantagens, o GSA é mais robusto e também faz o papel do GSS. Entretanto, como seu investimento é maior, faz mais sentido quando usado para lidar com uma enorme quantidade de documentos, ou para casos em que o Google Site Search não pode atender. Mais simples, o GSS é ideal para funcionar como um buscador em site ou blog que lidam com bastante conteúdo. Independentemente da escolha, a pesquisa corporativa é um recurso cada vez mais essencial para as empresas brasileiras.

Rafael Cichini, diretor de Operações da Just Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.